Ir para conteúdo


BEM VINDO VISITANTE

Está neste momento a navegar no fórum como um visitante, limitando assim a sua navegação no site. Ao fazer o registo no Contra Ataque passará a ter à sua disponibilidade diversas funcionalidades, como comentar tópicos, criar votações, enviar mensagens privadas entre outras coisas. Faça parte da nossa comunidade, registe-se agora clicando aqui!

Futebol Americano


1206 respostas neste tópico

#16 matchbOx32

Postado 05 November 2009 - 16:03

  • 80384 posts
  • LocalizaçãoBraga
  • ClubeBenfica
O futebol americano na sua forma atual surgiu de uma série de três jogos entre a Harvard e a Yale, de Mackenzie, em 1867. Os jogadores de McGill jogavam segundo as regras do rugby, ao passo que os da puc jogavam o jogo de Boston, mais próximo do futebol europeu. Como era frequente acontecer nesses tempos de quase inexistência de regras universais, as equipas jogaram com alternância de regras de modo a que ambas tivessem uma hipótese justa de vencer.


Aqui. Não sei que tipo de jogo seria, mas é esta a origem com certeza.



#17 Diogo Afonso.

Postado 05 November 2009 - 16:43

  • 27092 posts
  • LocalizaçãoLisboa

Visualizar PostEddie, em 5/11/2009 - 13:58, disse:

É o inverso... O Futebol é uma variação recente do Rugby.

Outra coisa: porque raio chamam eles "Football" a algo que é jogado maioritariamente com a mão?... :D

Olha que não, o que se passou no século XIX foi que numa partida de futebol, um indivíduo agarrou a bola com a mão e desatou a correr com ela, acharam piada e fizeram disso um jogo tradicional, disputado na altura entre províncias pequenas. Não havia campos, haviam pontos, como por exemplo uma igreja, onde se tinha que colocar a bola de rugby. Por exemplo a aldeia A contra a aldeia B, a B tinha que colocar a bola num ponto da aldeia A e vice-versa. Depois o jogo tradicional passou para as universidades, onde se criaram campos de rugby, regras, as bolas começavam a ser mais aderentes,.. até que se criou uma taça, que era entre os países do Reino Unido, e que mais tarde veio a incluir a França e outros países.

Já agora, sabem porque é que o futebol europeu tem 11 jogadores em campo? porque nas universidades, os quartos tinham apenas 11 camas, e os membros desse quarto jogavam contra os de outro quarto, com aquilo a que se chama "bola".

#18 Darch

Postado 05 November 2009 - 16:45

  • 66105 posts
  • LocalizaçãoLisboa
  • ClubeSporting

Visualizar PostLEXMAR, em 5/11/2009 - 16:43, disse:

Olha que não, o que se passou no século XIX foi que numa partida de futebol, um indivíduo agarrou a bola com a mão e desatou a correr com ela, acharam piada e fizeram disso um jogo tradicional, disputado na altura entre províncias pequenas. Não havia campos, haviam pontos, como por exemplo uma igreja, onde se tinha que colocar a bola de rugby. Por exemplo a aldeia A contra a aldeia B, a B tinha que colocar a bola num ponto da aldeia A e vice-versa. Depois o jogo tradicional passou para as universidades, onde se criaram campos de rugby, regras, as bolas começavam a ser mais aderentes,.. até que se criou uma taça, que era entre os países do Reino Unido, e que mais tarde veio a incluir a França e outros países.

Já agora, sabem porque é que o futebol europeu tem 11 jogadores em campo? porque nas universidades, os quartos tinham apenas 11 camas, e os membros desse quarto jogavam contra os de outro quarto, com aquilo a que se chama "bola".

Interessante de facto. :D

#19 Diogo Afonso.

Postado 05 November 2009 - 16:56

  • 27092 posts
  • LocalizaçãoLisboa

Visualizar PostDarchil, em 5/11/2009 - 16:45, disse:

Interessante de facto. :D

Isto foram os ensinamentos que obtive dos meus professores de educação física no meu tempo de secundário, parecendo que não, em educação física aprende-se muito.

#20 Eddie

Postado 05 November 2009 - 16:59

  • 24181 posts
  • LocalizaçãoLeiria
  • ClubeBenfica

Visualizar PostLEXMAR, em 5/11/2009 - 16:43, disse:

Olha que não, o que se passou no século XIX foi que numa partida de futebol, um indivíduo agarrou a bola com a mão e desatou a correr com ela, acharam piada e fizeram disso um jogo tradicional, disputado na altura entre províncias pequenas. Não havia campos, haviam pontos, como por exemplo uma igreja, onde se tinha que colocar a bola de rugby. Por exemplo a aldeia A contra a aldeia B, a B tinha que colocar a bola num ponto da aldeia A e vice-versa. Depois o jogo tradicional passou para as universidades, onde se criaram campos de rugby, regras, as bolas começavam a ser mais aderentes,.. até que se criou uma taça, que era entre os países do Reino Unido, e que mais tarde veio a incluir a França e outros países.

Já agora, sabem porque é que o futebol europeu tem 11 jogadores em campo? porque nas universidades, os quartos tinham apenas 11 camas, e os membros desse quarto jogavam contra os de outro quarto, com aquilo a que se chama "bola".

A questão é esta: a origem de Rugby e Futebol é praticamente a mesma. Já desde os tempos dos Gregos e Romanos que as multidões se juntavam para agarrar e pontapear uma bexiga de porco inflada.

Tal prática continuou na Idade Média na Inglaterra, e na Renascença em Itália (o gioco calcio teve origem aqui).

A diferença foi demarcada no século XIX - enquanto alguns continuaram a praticar o Rugby (praticamente) como o conhecemos hoje, surgiu em Inglaterra uma variante do desporto, mas jogado apenas com os pés. Tanto assim é que os primeiros jogos de Football eram praticados em campos de Rugby adaptados.

Editado por Eddie, 05 November 2009 - 17:00.


#21 Diogo Afonso.

Postado 05 November 2009 - 17:00

  • 27092 posts
  • LocalizaçãoLisboa

Visualizar PostEddie, em 5/11/2009 - 16:59, disse:

A questão é esta: a origem de Rugby e Futebol é praticamente a mesma. Já desde os tempos dos Gregos e Romanos que as multidões se juntavam para agarrar e pontapear uma bexiga de porco inflada.

Tal prática continuou na Idade Média na Inglaterra, e na Renascença em Itália (o gioco calcio teve origem aqui).

A diferença foi demarcada no século XIX - enquanto alguns continuaram a praticar o Rugby (praticamente) como o conhecemos hoje, surgiu em Inglaterra uma variante do desporto, mas jogado apenas com os pés. Tanto assim é que os primeiros jogos de Football eram praticados em campos de Rugby adaptados.

Eu apenas coloquei aqui os conhecimentos que obtive no secundário, através dos meus professores de educação física, não fiz qualquer pesquisa para confirmar, pois calculo que eles falem com conhecimento.

Editado por LEXMAR, 05 November 2009 - 17:01.


#22 Darch

Postado 05 November 2009 - 17:03

  • 66105 posts
  • LocalizaçãoLisboa
  • ClubeSporting

Visualizar PostLEXMAR, em 5/11/2009 - 16:56, disse:

Isto foram os ensinamentos que obtive dos meus professores de educação física no meu tempo de secundário, parecendo que não, em educação física aprende-se muito.
A mim nunca me diziam nada disso. :D

Só stores da treta que tive :P

#23 Eddie

Postado 05 November 2009 - 17:05

  • 24181 posts
  • LocalizaçãoLeiria
  • ClubeBenfica

Visualizar PostDarchil, em 5/11/2009 - 17:03, disse:

A mim nunca me diziam nada disso. :D

Só stores da treta que tive :P

O meu s'tor do 10º ano deu-nos aulas de táctica de Futebol e tudo. Vimos vídeos sobre o Futebol Total, a explicar como os movimentos dos jogadores desequilibravam as marcações, etc. ... Muito fixe.

Editado por Eddie, 05 November 2009 - 17:05.


#24 Eddie

Postado 05 November 2009 - 17:06

  • 24181 posts
  • LocalizaçãoLeiria
  • ClubeBenfica

Visualizar PostLEXMAR, em 5/11/2009 - 17:00, disse:

Eu apenas coloquei aqui os conhecimentos que obtive no secundário, através dos meus professores de educação física, não fiz qualquer pesquisa para confirmar, pois calculo que eles falem com conhecimento.

Eu também não pesquisei... Ir à Wikipedia e armar-me em sabichão é muito fácil, mas não foi isso que fiz... :D

#25 Darch

Postado 05 November 2009 - 17:07

  • 66105 posts
  • LocalizaçãoLisboa
  • ClubeSporting

Visualizar PostEddie, em 5/11/2009 - 17:05, disse:

O meu s'tor do 10º ano deu-nos aulas de táctica de Futebol e tudo. Vimos vídeos sobre o Futebol Total, a explicar como os movimentos dos jogadores desequilibravam as marcações, etc. ... Muito fixe.
Eu apanhei uma geração onde o meu s'tor nos mandava correr à volta do campo, ia bater o coro à s'tora que dava aulas ao lado, e vinha passado uma hora. :D

#26 Liedson

Postado 05 November 2009 - 17:13

  • 81668 posts
  • Localização-
  • ClubeSporting

Visualizar PostDarchil, em 5/11/2009 - 17:07, disse:

Eu apanhei uma geração onde o meu s'tor nos mandava correr à volta do campo, ia bater o coro à s'tora que dava aulas ao lado, e vinha passado uma hora. :P

Queres ver que eras da minha turma? :D

#27 Darch

Postado 05 November 2009 - 17:14

  • 66105 posts
  • LocalizaçãoLisboa
  • ClubeSporting

Visualizar PostLiedson, em 5/11/2009 - 17:13, disse:

Queres ver que eras da minha turma? :D
Eu não tinha feios na turma. lol Logo tu não eras da minha.

Editado por Darchil, 05 November 2009 - 17:16.


#28 Liedson

Postado 05 November 2009 - 17:17

  • 81668 posts
  • Localização-
  • ClubeSporting

Visualizar PostDarchil, em 5/11/2009 - 17:14, disse:

Eu não tinha feios na turma. lol Logo tu não eras da minha.

Não deves ter mesmo espelhos em casa dass! :D

Vá chega de OFF.

Quanto ao topic, é pena não haver mais disto em Portugal, era menino para me inscrever numa equipa :P

#29 matchbOx32

Postado 05 November 2009 - 17:20

  • 80384 posts
  • LocalizaçãoBraga
  • ClubeBenfica
Que bichonice :D

#30 Açores

Postado 06 January 2010 - 04:53

  • 38923 posts
  • LocalizaçãoAçores
Eu agora por cá, sempre que vejo televisão vejo um jogo disto! E nos bares, há sempre uma televisão a dar isto. Eu sempre gostei, mas em Portugal pouco ou nada via.

Já percebi melhor as regras disso, é muito porreiro... Mas é um abuso de publicidade, cada paragem, há publicidade, um abuso.. Mesmo!





1 membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 membros anónimos