Ir para conteúdo


BEM VINDO VISITANTE

Está neste momento a navegar no fórum como um visitante, limitando assim a sua navegação no site. Ao fazer o registo no Contra Ataque passará a ter à sua disponibilidade diversas funcionalidades, como comentar tópicos, criar votações, enviar mensagens privadas entre outras coisas. Faça parte da nossa comunidade, registe-se agora clicando aqui!

OFICIAL: Fernando Santos renova até 2020


  • Responder
65 respostas neste tópico

#16 Leandro_10

Postado 20 July 2016 - 11:32

  • 47845 posts
  • LocalizaçãoPorto
  • ClubeFC Porto
O Fernando Santos não teve só sorte. Teve aquilo que um seleccionador mais necessita para ter sucesso: capacidade de motivar os jogadores e boa gestão do grupo. Isso é a principal competência que um seleccionador deve ter.

Para a selecção jogar bem não pode ser o treinador a impor essa ideia, ele só treina um mês por ano seguido nas grandes competições. Não há tempo para implementar futebol bonito. Portanto, aquilo que tem de acontecer é uma preparação das gerações em maturação para um modelo de jogo específico, para que possam chegar aos seniores e jogar de olhos fechados, como fazem a Espanha e a Alemanha, mas que Portugal também já começou a fazer, embora ainda seja cedo para aferir resultados. Os clubes estão a formar bons jogadores, as selecções jovens estão a conseguir aproveitá-los, portanto só temos de esperar pelos resultados dessa formação.

Retomando o assunto do Fernando Santos, é mais inteligente um treinador que sabe que com os jogadores que tem não vai conseguir impor um futebol vistoso e, por isso, molda a equipa unicamente para ganhar, do que um treinador que com uma equipa que é mais limitada do que a concorrência tenta praticar um futebol completamente dominante, de posse e de pressão alta. A principal inteligência no futebol é reconhecer as próprias fraquezas e saber como podem ser escondidas.

Já agora, o Scolari esteve em 3 competições. O Paulo Bento noutras 3 e ainda fez o início da qualificação deste europeu. Logo, se estes nada ganharam, por que motivo é assim tão estranho pensar que o seleccionar campeão europeu vai fazer mais duas competições, mesmo que não ganhe mais nada? Tem créditos para uma vida.



#17 Silva

Postado 20 July 2016 - 11:33

  • 27940 posts
  • LocalizaçãoSintra line
  • ClubeBenfica
Acho que teremos uma hipótese no mundial se conseguirmos aproveitar a boa geração que ai vem, no entanto precisamos de reduzir e muito a influencia do Ronaldo, a jogar pouco foi fundamental para a conquista e isso diz muito desta selecção que venceu o Euro.

#18 Marinha

Postado 20 July 2016 - 11:47

  • 56499 posts
  • LocalizaçãoPIRQUE

Visualizar PostLeandro_10, em 20 July 2016 - 11:32, disse:

Retomando o assunto do Fernando Santos, é mais inteligente um treinador que sabe que com os jogadores que tem não vai conseguir impor um futebol vistoso e, por isso, molda a equipa unicamente para ganhar, do que um treinador que com uma equipa que é mais limitada do que a concorrência tenta praticar um futebol completamente dominante, de posse e de pressão alta. A principal inteligência no futebol é reconhecer as próprias fraquezas e saber como podem ser escondidas.
Excelente texto só não concordo com isto.

"O FS molda a equipa unicamente para ganhar"

Não concordo por duas razões óbvias. Primeiro, o que é moldar unicamente a equipa para ganhar?! Não é isso que fazem todos os treinadores do Mundo? Moldar a equipa para ganhar?! lol Moldam para empatar/perder é? É que se há gajo que não se enquadra nisso é o FS, lol. É daquelas frases feitas que nunca me caem bem.

O FS molda a equipa unicamente para não perder, isso sim, é o que me parece. O resto vem por acréscimo.

Segundo, o facto de a equipa ser limitada e servir de desculpa para isto. Quem fez a convocatória foi ele e mesmo com esta convocatória a quantidade de jogadores capazes com bola é superior comparada com outras. E daqui para a frente será muito mais, em princípio.

Ah, e "Tem créditos para uma vida"? Isso parece-me o primeiro passo para o falhanço.

#19 azadelta

Postado 20 July 2016 - 12:16

  • 25372 posts
  • LocalizaçãoLisboa
  • ClubeBenfica

Visualizar Posttr0zen, em 20 July 2016 - 03:36, disse:

A ingratidão que algumas pessoas demonstram é simplesmente inacreditável. O homem que guiou Portugal, finalmente, à tão esperada vitória e é isto... Concordo com o Leandro, é mais que merecido ir defender o que conquistou. O futebol podia ser melhor? Podia, mas se me perguntarem se prefiro ganhar a jogar desta forma ou andar a jogar bem e ficar pelos quartos/meias, acho que a resposta é óbvia.

numa situação normal nunca passarias a fase de grupos... O Paulo Bento muito criticado foi e fez uma fase de grupos melhor em 2014.

Eu acho merecido que renove contrato. Acho um exagero que seja por 4 anos.

Visualizar PostLeandro_10, em 20 July 2016 - 11:32, disse:

O Fernando Santos não teve só sorte. Teve aquilo que um seleccionador mais necessita para ter sucesso: capacidade de motivar os jogadores e boa gestão do grupo. Isso é a principal competência que um seleccionador deve ter.

Para a selecção jogar bem não pode ser o treinador a impor essa ideia, ele só treina um mês por ano seguido nas grandes competições. Não há tempo para implementar futebol bonito. Portanto, aquilo que tem de acontecer é uma preparação das gerações em maturação para um modelo de jogo específico, para que possam chegar aos seniores e jogar de olhos fechados, como fazem a Espanha e a Alemanha, mas que Portugal também já começou a fazer, embora ainda seja cedo para aferir resultados. Os clubes estão a formar bons jogadores, as selecções jovens estão a conseguir aproveitá-los, portanto só temos de esperar pelos resultados dessa formação.

Retomando o assunto do Fernando Santos, é mais inteligente um treinador que sabe que com os jogadores que tem não vai conseguir impor um futebol vistoso e, por isso, molda a equipa unicamente para ganhar, do que um treinador que com uma equipa que é mais limitada do que a concorrência tenta praticar um futebol completamente dominante, de posse e de pressão alta. A principal inteligência no futebol é reconhecer as próprias fraquezas e saber como podem ser escondidas.

Já agora, o Scolari esteve em 3 competições. O Paulo Bento noutras 3 e ainda fez o início da qualificação deste europeu. Logo, se estes nada ganharam, por que motivo é assim tão estranho pensar que o seleccionar campeão europeu vai fazer mais duas competições, mesmo que não ganhe mais nada? Tem créditos para uma vida.

O Paulo Bento esteve em 2. E repito, uma fase de grupos igual à deste europeu (e não acredito que joguemos outra vez contra um grupo como o nosso no mundial) significa que somos recambiados para casa.

#20 Razor

Postado 20 July 2016 - 13:25

  • 31982 posts
  • LocalizaçãoPep's nut sack

Visualizar Posttr0zen, em 20 July 2016 - 03:36, disse:

A ingratidão que algumas pessoas demonstram é simplesmente inacreditável. O homem que guiou Portugal, finalmente, à tão esperada vitória e é isto... Concordo com o Leandro, é mais que merecido ir defender o que conquistou. O futebol podia ser melhor? Podia, mas se me perguntarem se prefiro ganhar a jogar desta forma ou andar a jogar bem e ficar pelos quartos/meias, acho que a resposta é óbvia.
Estás a confundir gratidão. Acho que estamos todos gratos, mas isso faz com que assinemos contrato vitalício com ele só por ter ganho o Euro? Olha o Nott Forest ganhou 2 champions com o Clough, mas achas bem por "gratidão" terem continuado com ele ano após ano até ele descer a equipa? Olha o PDC neste momento que está a destruir o Porto, achas que ele deve continuar por gratidão? Uma coisa é o passado e outra é o presente e futuro.

Um exemplo adaptado ao nosso dia-a-dia: a tua namorada ajudou-te numa fase muito negra, mas recentemente fez merda que questiona bastante a tua confiança nela e em condições normais é para acabar com a relação. Continuavas com ela por gratidão?

Isto até é mais para o que o Leandro disse uma bacorada de todo o tamanho na minha opinião.

Editado por Razor, 20 July 2016 - 13:35.


#21 patriota

Postado 20 July 2016 - 13:59

  • 7778 posts
  • LocalizaçãoPortugal
  • ClubeFC Porto
Ganhámos o Europeu de futebol, e não queriam que ele renovasse? Afinal, o síndrome Vítor Pereira não é só um mal dos portistas...

Renovou, e muito bem. O prolongamento contratual até 2020 é apenas um voto de confiança, se fizermos um mau Mundial em 2018 logo se retirará as devidas conclusões.

#22 Razor

Postado 20 July 2016 - 14:03

  • 31982 posts
  • LocalizaçãoPep's nut sack

Visualizar Postpatriota, em 20 July 2016 - 13:59, disse:

Ganhámos o Europeu de futebol, e não queriam que ele renovasse? Afinal, o síndrome Vítor Pereira não é só um mal dos portistas...

Renovou, e muito bem. O prolongamento contratual até 2020 é apenas um voto de confiança, se fizermos um mau Mundial em 2018 logo se retirará as devidas conclusões.
Ninguém disse que não queria que ele renovasse. Eu, pessoalmente, acho o vinculo até 2020 demasiado, mas ainda é algo que escapa. Estou é contra isso da gratidão e passado mandar no futuro, que ao que parece paira em muitas cabecinhas, mais os contratos vitalícios por se ganhar alguma coisa.

#23 Leandro_10

Postado 20 July 2016 - 14:51

  • 47845 posts
  • LocalizaçãoPorto
  • ClubeFC Porto

Visualizar PostMarinho, em 20 July 2016 - 11:47, disse:

Excelente texto só não concordo com isto.

"O FS molda a equipa unicamente para ganhar"

Não concordo por duas razões óbvias. Primeiro, o que é moldar unicamente a equipa para ganhar?! Não é isso que fazem todos os treinadores do Mundo? Moldar a equipa para ganhar?! lol Moldam para empatar/perder é? É que se há gajo que não se enquadra nisso é o FS, lol. É daquelas frases feitas que nunca me caem bem.

O FS molda a equipa unicamente para não perder, isso sim, é o que me parece. O resto vem por acréscimo.

Não é uma frase feita, é a realidade. O Fernando Santos joga com as cartas que tem, sabe as limitações do jogo que tem nas mãos e, daí, molda a equipa para esconder essas fraquezas. Se parece um jogo para não perder, isso é mais pelas características do próprio sistema táctico. A Itália foi campeã mundial a jogar assim, mais defensiva ainda que Portugal, e recebeu elogios pelas suas exibições.

Criou-se foi o estigma de que uma equipa como Portugal, com um jogador como o Ronaldo, teria de ser dominante e praticar um futebol deslumbrante. O Paulo Bento procurou fazer isto, principalmente o primeiro ponto, e não conseguiu resultados. O Mundial então foi uma péssima prestação.

Visualizar PostMarinho, em 20 July 2016 - 11:47, disse:

Segundo, o facto de a equipa ser limitada e servir de desculpa para isto. Quem fez a convocatória foi ele e mesmo com esta convocatória a quantidade de jogadores capazes com bola é superior comparada com outras. E daqui para a frente será muito mais, em princípio.

Ah, e "Tem créditos para uma vida"? Isso parece-me o primeiro passo para o falhanço.

Que jogadores, além dos que foram convocados, davam mais garantias, neste momento, dos que os que lá estavam? O André Silva no lugar do Éder. O Bernardo Silva que estava lesionado. O Coentrão que está lesionado, mas que, neste momento, já acho que será inferior ao Guerreiro. E não me ocorre mais ninguém. Logo, o FS soube jogar com as limitações que tinha.

Sobre essa frase, isso é uma expressão de força, como é evidente. Se falhar consecutivamente nas duas próximas competições não terá condições para continuar. Mas mesmo que falhe o Mundial, tem todo o direito em continuar e defender o título que conquistou.

Visualizar Postazadelta, em 20 July 2016 - 12:16, disse:

numa situação normal nunca passarias a fase de grupos... O Paulo Bento muito criticado foi e fez uma fase de grupos melhor em 2014.

Eu acho merecido que renove contrato. Acho um exagero que seja por 4 anos.

O Paulo Bento esteve em 2. E repito, uma fase de grupos igual à deste europeu (e não acredito que joguemos outra vez contra um grupo como o nosso no mundial) significa que somos recambiados para casa.

Caga na fase de grupos lol. O que conta é o final, é como acaba, não como começa. O Paulo Bento fez uma fase de grupos melhor (empatou dois jogos, ganhou um...), mas foi logo eliminado.

Tens razão, o Scolari é que esteve desde 2004 a 2010 sem ganhar nada. E saiu por própria vontade, para ir para o Chelsea. Logo, mais razão me dás, quando eu afirmo que não é de todo descabido, bem pelo contrário, renovar com o treinador campeão europeu (o único título português, aliás) até 2020.

Podemos também ver a coisa por outro prisma: uma fase a eliminar como a deste europeu e somos campeões do mundo... Portugal jogou sabendo que o 3º classificado se apurava. Se necessitasse de ficar em segundo, no jogo contra a Hungria, a história seria completamente diferente.

#24 JP'14

Postado 20 July 2016 - 15:00

  • 30877 posts
  • Localização 
  • ClubeFC Porto

Visualizar PostLeandro_10, em 20 July 2016 - 14:51, disse:

Não é uma frase feita, é a realidade. O Fernando Santos joga com as cartas que tem, sabe as limitações do jogo que tem nas mãos e, daí, molda a equipa para esconder essas fraquezas. Se parece um jogo para não perder, isso é mais pelas características do próprio sistema táctico. A Itália foi campeã mundial a jogar assim, mais defensiva ainda que Portugal, e recebeu elogios pelas suas exibições.
Esperava isto de muita gente mas não de ti..
O que a Itália fez ao longo dos anos nada tem a ver com o futebol apresentado por Portugal neste Europeu.
A Itália sabia defender, não o fazia a ter mais gente atrás da bola mas sim numa ocupação de espaços brilhante.

#25 Razor

Postado 20 July 2016 - 15:03

  • 31982 posts
  • LocalizaçãoPep's nut sack

Visualizar PostJP'14, em 20 July 2016 - 15:00, disse:

Esperava isto de muita gente mas não de ti..
O que a Itália fez ao longo dos anos nada tem a ver com o futebol apresentado por Portugal neste Europeu.
A Itália sabia defender, não o fazia a ter mais gente atrás da bola mas sim numa ocupação de espaços brilhante.
E atacava muito bem. Um Itália cheia de ideias enquanto Portugal sempre foi jogar para tentar não perder e ver no que dá com 0 ideias.

#26 Leandro_10

Postado 20 July 2016 - 15:05

  • 47845 posts
  • LocalizaçãoPorto
  • ClubeFC Porto

Visualizar PostJP'14, em 20 July 2016 - 15:00, disse:

Esperava isto de muita gente mas não de ti..
O que a Itália fez ao longo dos anos nada tem a ver com o futebol apresentado por Portugal neste Europeu.
A Itália sabia defender, não o fazia a ter mais gente atrás da bola mas sim numa ocupação de espaços brilhante.

E Portugal não sabia defender? Exceptuando a fase de grupos, onde tivemos claramente problemas defensivos contra a Hungria, essencialmente, Portugal só consentiu oportunidades de perigo na final. Conseguiu dominar e controlar sempre o adversário. A Croácia, por exemplo, que fez um jogaço contra a Espanha, foi inexistente no ataque contra Portugal. Precisamente, porque Portugal soube defender a ocupar muito bem os espaços...

A diferença é que a Itália fez isso durante gerações. É um modelo de jogo mais enraizado, logo mais rotinado. Portugal fê-lo pela primeira vez, num modelo que é muito menos defensivo que o italiano, aliás.

#27 Razor

Postado 20 July 2016 - 15:12

  • 31982 posts
  • LocalizaçãoPep's nut sack

Visualizar PostLeandro_10, em 20 July 2016 - 15:05, disse:

E Portugal não sabia defender? Exceptuando a fase de grupos, onde tivemos claramente problemas defensivos contra a Hungria, essencialmente, Portugal só consentiu oportunidades de perigo na final. Conseguiu dominar e controlar sempre o adversário. A Croácia, por exemplo, que fez um jogaço contra a Espanha, foi inexistente no ataque contra Portugal. Precisamente, porque Portugal soube defender a ocupar muito bem os espaços...

A diferença é que a Itália fez isso durante gerações. É um modelo de jogo mais enraizado, logo mais rotinado. Portugal fê-lo pela primeira vez, num modelo que é muito menos defensivo que o italiano, aliás.
Portugal a defender nunca foi organizado nem nunca mostrou ter o controlo da transição defensiva nem da fase defensiva. Pressionar alto era com os olhos. Para mim ter o Pepe ou o Fonte a cortar bolas sozinhos da defesa com golpes de agilidade ou a tirar com a cabeça também não é nada, mostra a individualidade dos jogadores em questão e pouco mais, porque são eles que fizeram o trabalho quase todo. Defender como equipa poucas vezes viste, tanto que sempre que a bola ia à nossa grande área era de cortar a respiração.

Mas para falar disso contigo é preferível falar com um candeeiro, é pena, porque já meteste o modo lambe botas como fazes com muita coisa que passa pelo Porto.

Editado por Razor, 20 July 2016 - 15:13.


#28 Zmoreira

Postado 20 July 2016 - 15:21

  • 33104 posts
  • LocalizaçãoPorto
O problema é a renovação até 2020 sem qualquer condição. Se Portugal falha a qualificação para o Mundial 2018 alguém pode garantir que o FS deve ficar?

imo o que deviam fazer era renovar até 2018 com uma extensão até 2020 baseada em resultados mínimos. Renovar logo até 2020 só significa que caso queiram mudar de treinador têm que pagar um balúrdio ao FS.

#29 patriota

Postado 20 July 2016 - 15:24

  • 7778 posts
  • LocalizaçãoPortugal
  • ClubeFC Porto

Visualizar PostJP'14, em 20 July 2016 - 15:00, disse:

Esperava isto de muita gente mas não de ti..
O que a Itália fez ao longo dos anos nada tem a ver com o futebol apresentado por Portugal neste Europeu.
A Itália sabia defender, não o fazia a ter mais gente atrás da bola mas sim numa ocupação de espaços brilhante.

Touché. Alguém se lembra daquele jogo com a Alemanha, no qual em dois contra-ataques a Itália marca dois golos e elimina a anfitriã do Mundial? Não está ao alcance de todos. Décadas e décadas de futebol de posse, de futebol em teia.

#30 NorbertoSCP

Postado 20 July 2016 - 15:25

  • 22993 posts
  • Localização.
  • ClubeSporting
Não é questão de sabermos ocupar os espaços mas sim de defendermos com muitos. Houve tanto espaço entre linhas...





1 membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 membros anónimos