Ir para conteúdo


BEM VINDO VISITANTE

Está neste momento a navegar no fórum como um visitante, limitando assim a sua navegação no site. Ao fazer o registo no Contra Ataque passará a ter à sua disponibilidade diversas funcionalidades, como comentar tópicos, criar votações, enviar mensagens privadas entre outras coisas. Faça parte da nossa comunidade, registe-se agora clicando aqui!

AFL - Futebol Australiano


21 respostas neste tópico

#1 daSao

Postado 18 October 2015 - 00:02

  • 1305 posts
  • LocalizaçãoMem Martins
Permitam-me falar num dos desportos mais espectaculares do mundo que alguns certamente já o conhecem, nem que seja através dum zapping pela Eurosport: Futebol Australiano.

Imagem Postada

"Footy" ou "aussie rules", como também é conhecido, teve origem em 1859 na cidade de Melbourne, Austrália.
É disputado por duas equipas de 18 jogadores em campos ovais com comprimento de 135-185metros e largura 110-155metros. Existem 4 postes em cada extremidade e duas formas de marcar pontos:
- Golo (6 pontos) - bola pontapeada por um atacante e entrar directamente pelos postes centrais (não tendo tocado em mais ninguém nem nos postes)
- Behind (1 ponto) - se a bola passar entre um poste central e lateral; se passar entre os postes centrais sem ser por remate atacante; se tocar em alguém ou nos postes centrais

Imagem Postada

Os jogadores podem movimentar-se por todo o campo assim como a bola (que é oval).
Os métodos de passe são: com um murro (proibido atirar), chapada (aquando de bola ao ar ou ao solo) e ao pontapé. Nesta última vertente, se a bola percorrer pelo menos 15 metros pelo ar e não tiver sido tocada por mais ninguém, o receptor tem direito a um pontapé livre - esta jogada chama-se "mark" e é dos maiores cartões de visita deste desporto.


Youtube link

É permitido correr transportando a bola desde que a cada 15 metros toque com a bola no chão (tipo basketball). São válidas placagens entre ombros e joelhos mas não empurrões pelas costas. Um jogador não pode ser placado com bola senão é atribuída falta contra si (caso tenha tido tempo e/ou espaço para se livrar da bola antes).

A partida divide-se em quatro períodos de 20minutos cada com troca de campo entre cada um deles [relógio pára quando a bola sai de campo ou o árbitro (umpire) assim decide].
Em termos de equipamento e apesar de ser jogo de contacto, não existem quaisquer protecções aliás, até se joga sem mangas.

O resultado de um jogo é apresentado da seguinte forma:
Hawthorn 16.11 (107) - West Coast 8.13 (61) , isto é, nome do clube golos.behinds (total pontos marcados)
É o total de pontos marcados que decide o vencedor.

A única grande liga deste desporto é a AFL (Australian Football League).
Com início em 1897 (na altura designada Victorian Football League), a liga contém 18 clubes e decorre entre Março e Setembro. No final da época regular (23 jornadas com cada equipa a realizar 22 jogos e uma semana de decanso), os 8 primeiros qualificam-se para as Finals (os playoffs). A Grand Final (a final) joga-se sempre no MCG (Melbourne Cricket Ground) com capacidade para cerca de 100mil adeptos. Os vencedores são designados de "Premiers".
É uma liga fechada sem promoções ou descidas, com draft anual, ou seja, ao estilo americano.
Com média de assistência a rondar os 35mil adeptos, é uma das ligas desportivas com melhor média, sendo que a Grand Final atrai sempre perto de 100mil pessoas.

Uma curiosidade é que o ambiente que se vive é muito semelhante ao "nosso" futebol (association football). Como a mioria dos clubes são centenários, há muita tradição familiar e social. Os próprios clubes são muito tradicionalistas. Outra semelhança é o uso de cachecóis e bandeiras.

Youtube link

Editado por daSao, 18 October 2015 - 00:05.




#2 daSao

Postado 18 October 2015 - 00:55

  • 1305 posts
  • LocalizaçãoMem Martins
A maior identificação dos clubes são as suas camisolas (chamadas de "guernsey" ou "jumper"). Os emblemas só entraram em vigor em meados dos anos 1970.

Imagem Postada
Imagem Postada

Clube (alcunha) - Fundação - Títulos
Adelaide Football Club (Crows) - 1990 - 2
Brisbane Lions - 1996 - 3
Carlton Football Club (Blues) - 1864 - 16
Collingwood Football Club (Magpies) - 1892 - 15
Essendon Football Club (Bombers) - 1871 - 16
Fremantle Football Club (Dockers) - 1994 - 0
Geelong Football Club (Cats) - 1859 - 9
Gold Coast Football Club (Suns) - 2009 - 0
Greater Western Sydney Giants - 2009 - 0
Hawthorn Football Club (Hawks) - 1902 - 13
Melbourne Football Club (Demons) - 1858 - 12
North Melbourne Football Club (Kangaroos) - 1869 - 4
Port Adelaide Football Club (Power) - 1870 - 1
Richmond Football Club (Tigers) - 1885 - 10
St Kilda Football Club (Saints) - 1873 - 1
Sydney Swans (Bloods) - 1874 - 5
West Coast Eagles - 1986 - 3
Western Bulldogs - 1877 - 1

Os estádios:

Spoiler

Editado por daSao, 18 October 2015 - 01:12.


#3 Slint

Postado 18 October 2015 - 08:52

  • 4476 posts
  • LocalizaçãoCastelo Branco
  • ClubeArsenal
Obrigado pela explicação, como referes, só conheço isso através do zapping, mas nunca me chamou muito a atenção para ser sincero. Apoias alguma equipa, ou simplesmente gostas de acompanhar independentemente do vencedor?

#4 Roche

Postado 18 October 2015 - 11:44

  • 18496 posts
  • Localização---
  • ClubeBeira-Mar
Isto é que ele desporto estranho que passa na Eurosport 2, né? xD
Por acaso é fixe mas mete muita impressão um desporto tão aguerrido eles não usarem qualquer proteção.

#5 daSao

Postado 19 October 2015 - 16:08

  • 1305 posts
  • LocalizaçãoMem Martins
O primeiro contacto que tive com este desporto de me lembre foi na Eurosport, sendo que mais tarde fui me cruzando com "footy" doutras formas. Achei uma coisa super estranha mas ao mesmo tempo fiquei curioso. Fui vendo uns jogos e acabou por ficar dos meus desportos favoritos apesar de só ter começado a seguir muito recentemente. Acompanho independentemente do vencedor mas é inevitável ter algumas preferências.

Os "Premiers" desta temporada foram os Hawthorn (terceiro consecutivo, décimo-terceiro no total) vencendo na Grand Final os West Coast Eagles por 46 pontos.
Nate Fyfe (Fremantle) venceu a Brownlow Medal (o melhor e mais justo jogador) e Josh Kennedy venceu a Coleman Medal (melhor marcador com 75 golos).
Alguns dos melhores momentos da temporada:
Spoiler


#6 daSao

Postado 19 November 2015 - 01:55

  • 1305 posts
  • LocalizaçãoMem Martins
Para quem estiver interessado, este Sábado (21 Novembro) joga-se a International Rules Series.

É um jogo entre a Irlanda e Austrália e a particularidade é que se joga com regras mistas de duas modalidades: o futebol gaélico e australiano. São desportos diferentes mas com muitas semelhanças e decidiu-se criar esta competição híbrida inaugurada em 1984. O campo, bola e equipamentos usados são os do futebol gaélico e este ano o jogo terá lugar no Croke Park em Dublin (ca. 82mil).

Imagem Postada
Imagem Postada

Devido à semelhança dos desportos e também pelo facto do futebol gaélico ser obrigatoriamente um desporto amador (ao contrário do australiano totalmente profissional), muitos irlandeses mudam de código e vão jogar para a Austrália.

O histórico dos confrontos está equilibrado com 9 séries para cada país, sendo que a Irlanda conta com 20 vitórias contra 17 da Austrália (já houve séries com três jogos, com dois mas actualmente é apenas um).

Highlights do jogo do ano passado:

Youtube link

#7 daSao

Postado 23 March 2016 - 14:26

  • 1305 posts
  • LocalizaçãoMem Martins
Começa amanhã a nova temporada da AFL.


Imagem Postada
* Hora de Portugal continental e Madeira (-1h nos Açores)


Se alguém quiser ver algum jogo e tiver dúvidas ou perguntas estou disponível para ajudar.

#8 fran.grosso

Postado 26 March 2016 - 22:48

  • 4 posts
  • LocalizaçãoAmadora
Já estive à procura e não me parece que a AFL vá dar este ano na eurosport.

Alguém pode confirmar e/ou recomendar alguma forma de ver alguns jogos?

Abraço

#9 daSao

Postado 26 March 2016 - 23:09

  • 1305 posts
  • LocalizaçãoMem Martins

Visualizar Postfran.grosso, em 26 March 2016 - 22:48, disse:

Já estive à procura e não me parece que a AFL vá dar este ano na eurosport.

Alguém pode confirmar e/ou recomendar alguma forma de ver alguns jogos?

Abraço

Também não sei se a Eurosport vai continuar a apostar na modalidade. Eu acompanho por stream.

Já conhecias "aussie rules" ou é apenas curiosidade?

#10 fran.grosso

Postado 02 April 2016 - 23:39

  • 4 posts
  • LocalizaçãoAmadora
Acompanhei em 2014 e 2015, torci pelo gold coast suns, mas quando perderam o ablett a equipa foi toda abaixo. Depois na fase final, foi pelo eagles, que fizeram uma época regular espectacular.

Se poderes, dá-me algum link para eu ver. Já tou a sentir a falta do footy

Editado por fran.grosso, 02 April 2016 - 23:40.


#11 daSao

Postado 03 April 2016 - 00:45

  • 1305 posts
  • LocalizaçãoMem Martins

Visualizar Postfran.grosso, em 02 April 2016 - 23:39, disse:

Acompanhei em 2014 e 2015, torci pelo gold coast suns, mas quando perderam o ablett a equipa foi toda abaixo. Depois na fase final, foi pelo eagles, que fizeram uma época regular espectacular.

Se poderes, dá-me algum link para eu ver. Já tou a sentir a falta do footy

Tens PM.

O Ablett já regressou e parece que tem estado muito bem, ainda não ao nível de Brownlow se é que alguma vez regressará a esse nível, mas muito bem segundo o que vou lendo. E certamente que não é alheio este facto ao início de 2 vitórias de GC com uma delas em Perth frente a Fremantle.

Editado por daSao, 03 April 2016 - 00:46.


#12 fran.grosso

Postado 03 April 2016 - 10:18

  • 4 posts
  • LocalizaçãoAmadora
Já estive a espreitar as fixtures. Estão com belos números. Estou a torcer para que cheguem à Grand Final.

è uma pena que os jogos sejam todos durante a madrugada.

Apoias alguma equipa em particular?

Abraço e obrigado

#13 daSao

Postado 05 April 2016 - 19:03

  • 1305 posts
  • LocalizaçãoMem Martins

Visualizar Postfran.grosso, em 03 April 2016 - 10:18, disse:

Já estive a espreitar as fixtures. Estão com belos números. Estou a torcer para que cheguem à Grand Final.

è uma pena que os jogos sejam todos durante a madrugada.

Apoias alguma equipa em particular?

Abraço e obrigado

Como disse acima noutro post tenho algumas preferências mas não posso dizer que apoie alguma em especial.

#14 daSao

Postado 08 June 2016 - 18:15

  • 1305 posts
  • LocalizaçãoMem Martins
Vamos a meio da temporada e esta é a situação actual:

Imagem Postada

Alguns dos momentos da época até agora:


Youtube link

Youtube link

Youtube link

#15 BrunoSCP

Postado 09 June 2016 - 00:28

  • 17677 posts
  • LocalizaçãoLisboa
  • ClubeSporting
A ver se depois dos exames vejo um joguinho disto. Fiquei curioso com a tua descrição.





2 membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membros, 2 visitantes, 0 membros anónimos