Ir para conteúdo


BEM VINDO VISITANTE

Está neste momento a navegar no fórum como um visitante, limitando assim a sua navegação no site. Ao fazer o registo no Contra Ataque passará a ter à sua disponibilidade diversas funcionalidades, como comentar tópicos, criar votações, enviar mensagens privadas entre outras coisas. Faça parte da nossa comunidade, registe-se agora clicando aqui!

Mercado de trabalho


1271 respostas neste tópico

#1 Frank J

Postado 26 January 2016 - 21:09

  • 15856 posts
  • LocalizaçãoMafa[mood]
edit

Editado por Francisco Silva, 09 August 2016 - 15:26.




#2 Luis

Postado 27 January 2016 - 06:59

  • 36520 posts
  • LocalizaçãoMargem Sul
  • ClubeSporting
Como já foi pedido por algum pessoal, vamos arriscar este novo topic. Embora existam muitas áreas diferentes, talvez O mesmo consiga ajudar a maioria da malta.

Francisco, primeiro que tudo, excelente que tenhas tantas oportunidades. Vou, no entanto, dizer-te o óbvio. Todas elas têm grandes contras de certeza a ponderar e da maneira que apresentas as mesmas, pareces os recursos humanos dos gajos :P

Eu recomendo-te apenas focar-te naquilo que a longo prazo te trará mais recompensas. Não vás pelo que é bom agora. Por exemplo, em relação à proposta do banco verifica qual a progressão de carreira, tenta ver no linkedin os sítios para onde o pessoal "salta", etc.

Apenas um ponto sobre o que disseste. Não recomendo muito essa história de começar a trabalhar e depois fazer pausas para limpar a cabeça. Só te atrasará. Quando entrares no mercado de trabalho, que seja com a cabeça limpa para começares a dar o litro e evoluíres.

#3 André

Postado 27 January 2016 - 12:06

  • 14643 posts
  • LocalizaçãoNa Linha
  • ClubeSporting

Visualizar PostFrancisco Silva, em 26 January 2016 - 21:09, disse:

Malta, hoje chegou via telefone a terceira "proposta" de emprego... Todas têm vantagens e desvantagens. Não sei o que hei de fazer, e devia era estar concentrado na cadeira que me falta, para a qual estou muito mal preparado.

Uma é na área comercial, uma emprega portuguesa em expansão lá fora e que já tem média dimensão. É um dos casos de sucesso de uma start-up em Portugal. Apesar de ser na área comercial, era óptimo porque a empresa é fantástica a nível de ambiente, área de trabalho e colaboradores. Depois permitiria-me tirar 6 meses para limpar a cabeça do curso e adaptar-me à realidade de trabalho. Ficaria a lidar com estudantes e a empresa costuma organizar viagens para o estrangeiro em PDA's... É muito esse estilo. A ideia seria depois, ao fim de alguns meses, passar para o departamento financeiro e fazer lá carreira rápida, uma vez que é uma empresa recente.

A outra é na área de Contabilidade e Serviços Financeiros, um grupo com um modelo de negócios fantástico em Portugal, e com um director Financeiro com quem, apesar de não ter contacto directo durante o trabalho é top, foi o primeiro com quem tive contacto e foi o que "mais acreditou em mim". Seria uma entrada suave no mercado mas estaria na área e obteria conhecimentos práticos muito bons de negócios, o que para o futuro seria excelente. Também teria a possibilidade a aprofundar à borla o Alemão.


A de hoje é num Banco e teria direito a formação de 2 meses com tudo pago numa cidade à escolha(Paris, Bruxelas ou Londres), com estágio de 6 meses financiado pelo IEFP(perderia essa possibilidade no futuro) . É sem dúvida a proposta mais hardcore e que será mais desgastante. Apesar de gostar da área de Corporate Finance, a área é semelhante, mas não gosto tanto e não seria de longe, algo que me visse a fazer durante muito tempo, é muito estar sentado a ver ecrãs e a escrever relatórios. Por outro lado, permitiria ir para uma grande cidade europeia viver à grande durante dois meses e ia abrir imensas portas no futuro a nível de propostas de emprego, ou mesmo se gostasse, de fazer lá carreira(com crescimento muito lento).


A questão é que estou mesmo cansado e quase frito do curso e disto tudo. Tenho alguns projectos pessoais que ficariam mais uma vez de lado se ficasse no banco, e nem sei se seria algo de que gostaria realmente.

Fica o desabafo :/

BNP??

Estás na mesma situação que eu. Também só me faltava uma cadeira para acabar. Entretanto meti-me numa pós-graduação e num curso de alemão. Resolvi atrasar um pouco essa entrada (até porque já tive num estágio enquanto estava na licenciatura), e fazer este upgrade ao meu CV sem me preocupar muito. Tenho é downside de ter os meus pais a chatear-me com isso de semana a semana mas aguenta-se :sweatdrop:

Editado por André, 27 January 2016 - 12:31.


#4 VolSh0ck

Postado 27 January 2016 - 12:26

  • 34259 posts
  • LocalizaçãoLx
  • ClubeSporting
Honestamente, acaba a cadeira que te falta.

#5 Frank J

Postado 27 January 2016 - 14:51

  • 15856 posts
  • LocalizaçãoMafa[mood]

Visualizar PostPsico, em 27 January 2016 - 06:59, disse:

Como já foi pedido por algum pessoal, vamos arriscar este novo topic. Embora existam muitas áreas diferentes, talvez O mesmo consiga ajudar a maioria da malta.

Francisco, primeiro que tudo, excelente que tenhas tantas oportunidades. Vou, no entanto, dizer-te o óbvio. Todas elas têm grandes contras de certeza a ponderar e da maneira que apresentas as mesmas, pareces os recursos humanos dos gajos :P

Eu recomendo-te apenas focar-te naquilo que a longo prazo te trará mais recompensas. Não vás pelo que é bom agora. Por exemplo, em relação à proposta do banco verifica qual a progressão de carreira, tenta ver no linkedin os sítios para onde o pessoal "salta", etc.

Apenas um ponto sobre o que disseste. Não recomendo muito essa história de começar a trabalhar e depois fazer pausas para limpar a cabeça. Só te atrasará. Quando entrares no mercado de trabalho, que seja com a cabeça limpa para começares a dar o litro e evoluíres.
Obrigado pelo conselho. A luta pelo prémio de CA conselheiro de Mercado de Trabalho nos CA awards começa cedo. Brincadeira :P


Visualizar PostAndré, em 27 January 2016 - 12:06, disse:

BNP??

Estás na mesma situação que eu. Também só me faltava uma cadeira para acabar. Entretanto meti-me numa pós-graduação e num curso de alemão. Resolvi atrasar um pouco essa entrada (até porque já tive num estágio enquanto estava na licenciatura), e fazer este upgrade ao meu CV sem me preocupar muito. Tenho é downside de ter os meus pais a chatear-me com isso de semana a semana mas aguenta-se :sweatdrop:
És licenciado em quê? Não sei se Pós-Graduação antes de ter experiência de trabalho será a melhor ideia, mas.. Estás a fazer o quê? E que perspectivas tens após acabares a Pós-Graduação? Não sabia que também eras desta área..

Visualizar PostVolSh0ck, em 27 January 2016 - 12:26, disse:

Honestamente, acaba a cadeira que te falta.
Totalmente de acordo. É é difícil uma pessoa concentrar-se na cadeira lol

#6 André

Postado 27 January 2016 - 15:00

  • 14643 posts
  • LocalizaçãoNa Linha
  • ClubeSporting

Visualizar PostFrancisco Silva, em 27 January 2016 - 14:51, disse:

Obrigado pelo conselho. A luta pelo prémio de CA conselheiro de Mercado de Trabalho nos CA awards começa cedo. Brincadeira :P


És licenciado em quê? Não sei se Pós-Graduação antes de ter experiência de trabalho será a melhor ideia, mas.. Estás a fazer o quê? E que perspectivas tens após acabares a Pós-Graduação? Não sabia que também eras desta área..

Totalmente de acordo. É é difícil uma pessoa concentrar-se na cadeira lol

Não sou. Direito. Mas a PG que estou a fazer é em Corporate Finance. Sem contas, só do lado do Direito :sweatdrop:

Para já a perspectiva é encontrar um emprego que me permita fazer o Mestrado, e é quando lhes digo isto que normalmente me torcem o nariz. O estágio que fiz deu-me alguma experiência ainda assim. Foi no contexto de licenciatura mas as minhas responsabilidades eram as mesmas que qualquer funcionário. Sei que se optares pela Corporate Finance oportunidades não vão faltar. Bancos, consultoras e empresas em Bolsa andam sempre à procura de pessoal com este tipo de qualificações. E até no Estado podes ter lugar, numa entidade reguladora p.e. O problema é que a PG que estou a fazer é muito teórica e parece-me que a prática vai ser um mundo completamente diferente.

#7 Azrael

Postado 29 January 2016 - 11:35

  • 254 posts
  • LocalizaçãoPorto
  • ClubeBenfica
Malta das engenharias, a media é muito importante para o primeiro emprego? Estou a meio do segundo ano e ainda não sei se me vou focar em web develop ou mobile sendo que gosto de ambas as vertentes :s

#8 Luis

Postado 29 January 2016 - 14:32

  • 36520 posts
  • LocalizaçãoMargem Sul
  • ClubeSporting

Visualizar PostAzrael, em 29 January 2016 - 11:35, disse:

Malta das engenharias, a media é muito importante para o primeiro emprego? Estou a meio do segundo ano e ainda não sei se me vou focar em web develop ou mobile sendo que gosto de ambas as vertentes :s
A menos que tenhas uma média de 10/11 é pouco relevante. Dão mais valor ao teu background e infelizmente, à tua universidade por vezes.

Isto é, decide rápido o teu interesse e começa a fazer projectos pessoais nesse sentido. Vai acrescentar muito valor ao teu CV.

#9 Silva

Postado 29 January 2016 - 14:37

  • 27857 posts
  • LocalizaçãoSintra line
  • ClubeBenfica
Isso é uma das duvidas que tenho também, a média é assim tão importante quando se termina um curso? Ou a experiência é aquilo que conta?

Editado por Silva_Grohl, 29 January 2016 - 14:38.


#10 DexterMoody

Postado 29 January 2016 - 14:39

  • 12184 posts
  • LocalizaçãoLx
  • ClubeFC Porto
Eu sinceramente não estou muito preocupado com a média; Espero que a experiência no mercado de trabalho compense uma média mais baixa (a minha deve andar em 13-14). E que compense até o facto da univ. não ser das mais conceituadas (ISCAL).

Editado por DexterMoody, 29 January 2016 - 14:40.


#11 NorbertoSCP

Postado 29 January 2016 - 15:26

  • 22972 posts
  • Localização.
  • ClubeSporting
A minha anda nos 12... espero é que a reputação da escola, supostamente a melhor na área, sirva para alguma coisa. É que experiência nem vê-la.

#12 Magicoscb

Postado 29 January 2016 - 15:59

  • 13891 posts
  • LocalizaçãoTenerife
  • ClubeChelsea
ainda a dias li algo no New York Times , que hoje em dia as medias contam , mas não tanto como a uns anos, hoje um gajo com media de 14 pode ser melhor trabalho e mais competente que um gajo com media de 17 ou 16 por exemplo.

Que actividades aconselham para enriquecer CV? neste momento no meu CV consta a licenciatura, o cargo no concelho fiscal da AAUM, depois juntar lhe a experiência de Erasmus alem de vários part times que tive durante o verão. Sinceramente acho pouco, queria fazer voluntariado e ainda a dias no linkedin li algo sobre isso, em que 60 % do pessoal tinha algum background em voluntariado o que ajudava imenso para futura entrevistas .

#13 Luis

Postado 29 January 2016 - 16:04

  • 36520 posts
  • LocalizaçãoMargem Sul
  • ClubeSporting

Visualizar PostSilva_Grohl, em 29 January 2016 - 14:37, disse:

Isso é uma das duvidas que tenho também, a média é assim tão importante quando se termina um curso? Ou a experiência é aquilo que conta?

Como disse, depende de muita coisa.. Soft skills hoje em dia valem muito. Por exemplo saberes mostrar-te na entrevista, o que fizeste que mostra iniciativa.

Visualizar PostNCoimbra, em 29 January 2016 - 15:26, disse:

A minha anda nos 12... espero é que a reputação da escola, supostamente a melhor na área, sirva para alguma coisa. É que experiência nem vê-la.

Devias focar-te em ganhar. Pensa assim, a universidade pode ser boa mas o que te vai diferenciar de outro gajo que também tirou 12 da mesma universidade?

#14 DexterMoody

Postado 29 January 2016 - 16:22

  • 12184 posts
  • LocalizaçãoLx
  • ClubeFC Porto
Eu também gostava de fazer voluntariado e tirar uns cursos de línguas, mas na situação actual de trabalhador-estudante não me parece que tenha muito tempo para tal. Quando acabar a licenciatura actual é algo que vou considerar.

Gostava sinceramente de fazer voluntariado em África durante 1 ano. Não para enriquecer o currículo, mas a mim próprio. Ainda falta 1 ano e meio até acabar o curso (se tudo correr bem), até lá mt coisa acontece, nem sei o que vai mudar no meu emprego até lá, portanto tento não desenhar grandes planos. Mas é algo em que penso muitas vezes.

#15 Magicoscb

Postado 29 January 2016 - 17:18

  • 13891 posts
  • LocalizaçãoTenerife
  • ClubeChelsea

Visualizar PostDexterMoody, em 29 January 2016 - 16:22, disse:

Eu também gostava de fazer voluntariado e tirar uns cursos de línguas, mas na situação actual de trabalhador-estudante não me parece que tenha muito tempo para tal. Quando acabar a licenciatura actual é algo que vou considerar.

Gostava sinceramente de fazer voluntariado em África durante 1 ano. Não para enriquecer o currículo, mas a mim próprio. Ainda falta 1 ano e meio até acabar o curso (se tudo correr bem), até lá mt coisa acontece, nem sei o que vai mudar no meu emprego até lá, portanto tento não desenhar grandes planos. Mas é algo em que penso muitas vezes.
Exacto gostava de fazer fora esse tipo de voluntariado. Ir para a Turquia vai me ajudar imenso nesse sentido.





1 membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 membros anónimos