Ir para conteúdo


BEM VINDO VISITANTE

Está neste momento a navegar no fórum como um visitante, limitando assim a sua navegação no site. Ao fazer o registo no Contra Ataque passará a ter à sua disponibilidade diversas funcionalidades, como comentar tópicos, criar votações, enviar mensagens privadas entre outras coisas. Faça parte da nossa comunidade, registe-se agora clicando aqui!

Ensino Superior


8757 respostas neste tópico

#8506 BrunoSCP

Postado 25 May 2020 - 22:37

  • 17677 posts
  • LocalizaçãoLisboa
  • ClubeSporting

Visualizar PostRoche, em 25 May 2020 - 19:46, disse:

Mas isso já acontece normalmente, conheço malta que não acabou a licenciatura e já está a fazer avaliações de mestrado, confesso que não sei como são os moldes, mas não é entrave.
No entanto, assumo que a minha ideia possa ter diversas falhas, até porque foi pensada em cima do joelho, como o que o Emanuel Pinto referiu que se teria de deslocar para fazer os exames presenciais, no entanto em setembro, também terá de se deslocar, de qualquer das formas, isto em circunstâncias normais.

Há pessoas que conseguem fazer isso sim, por exemplo no Técnico, mas há imensas faculdades que não to permitem. Há, inclusivé, uma declaração que tens de assinar em determinados casos (pelo menos em certos cursos do ISCTE e ISEG) em que "garantes" que vais acabar o curso, caso não acabes e entres em mestrado, pagas uma multa e ficas sem a vaga do mestrado. E lá está, a nível europeu há muitos sitios que não te aceitam sem a licenciatura completa, e maioria (grande) começa o ano letivo mais cedo que nós. Basta ver que há pessoas que não entram em certos mestrados por terem épocas especiais demasiado tarde nas suas faculdades.



#8507 Roche

Postado 25 May 2020 - 23:21

  • 18496 posts
  • Localização---
  • ClubeBeira-Mar

Visualizar PostBrunoSCP, em 25 May 2020 - 22:37, disse:



Há pessoas que conseguem fazer isso sim, por exemplo no Técnico, mas há imensas faculdades que não to permitem. Há, inclusivé, uma declaração que tens de assinar em determinados casos (pelo menos em certos cursos do ISCTE e ISEG) em que "garantes" que vais acabar o curso, caso não acabes e entres em mestrado, pagas uma multa e ficas sem a vaga do mestrado. E lá está, a nível europeu há muitos sitios que não te aceitam sem a licenciatura completa, e maioria (grande) começa o ano letivo mais cedo que nós. Basta ver que há pessoas que não entram em certos mestrados por terem épocas especiais demasiado tarde nas suas faculdades.
Tens toda a razão meu caro, tendo em conta esse ponto de vista. :P

#8508 BrunoSCP

Postado 25 May 2020 - 23:31

  • 17677 posts
  • LocalizaçãoLisboa
  • ClubeSporting

Visualizar PostRoche, em 25 May 2020 - 23:21, disse:

Tens toda a razão meu caro, tendo em conta esse ponto de vista. :P

No teu curso não seria possível dar mais peso a avaliações orais?

#8509 Mistic

Postado 25 May 2020 - 23:36

  • 33032 posts
  • LocalizaçãoLisboa
  • ClubeBenfica

Visualizar PostSmashn, em 11 May 2020 - 13:08, disse:

Mas qual é mesmo o problema de ela fazer uma pergunta? Não há paciência é para esta mentalidade de escola primária "ai, não vou perguntar nada para não queimar os meus amiguinhos". Se não percebeu e quer perceber, qual é mesmo o problema de perguntar? Considerando que não há uma intenção maldosa de prejudicar o outro, que não há motivo nenhum para haver, acho que não faz sentido andarmos com essas tretas.

O professor é que é um valente otário.


Não sei se isso é verdade, mas é absurdo e estúpido. Cada caso é um caso, porque é que um top 10% vai estar menos preparado para o mercado de trabalho do que outro? Essa ideia de que os alunos de top são nerds que não sabem articular duas palavras é antiquada e completamente desfasada da realidade. Uma coisa não tem nada a ver com a outra e não me acredito que um aluno vá alguma vez ser prejudicado por ter tido notas excepcionais, embora apenas isso não chegue para fazer dele o melhor candidato para uma posição

Claro que a média não diz tudo, tem o seu valor, como uma outra infinidade de coisas: outras ocupações, projetos, soft-skills, etc. É apenas mais um fator a ter em consideração. O ponto mais importante na média é que pode ser fator de exclusão em muitas posições, usam isso para filtrar CVs logo à cabeça.

Excelente post.

Foi como uma gaja que conheço ter dito que o pai não contrata gajos do Técnico porque assume a priori que são uns marrões e nem sequer lê o CV, aberrante. E isto também se aplica ao extremo oposto.

E isso das experiências é só ver a quantidade de malta que faz merdas sem ter interesse genuíno e/ou faz só para ter mais uma linha no CV.

Façam algo que gostem e não se metam em estágios da banana só para dizer que andaram a fazer trabalho de camelo na KPMG a preço de saldo e que aprenderam muito. Tempo para trabalhar há muito e ser-se selectivo e não nos contentarmos com qualquer coisa que venha à rede é o ideal.

Editado por Mistic, 25 May 2020 - 23:38.


#8510 Razor

Postado 26 May 2020 - 15:23

  • 31956 posts
  • LocalizaçãoPep's nut sack
Epá, no meu curso, e em engenharias no geral, como está tudo à procura de despachar as coisas ninguém tenta foder ninguém, é uma espécie de código que toda a gente sabe embora ninguém fale dele. Até porque o interesse que possa aparecer na maior parte dos trabalhos que fazemos é nada mais nada menos que curiosidade que não serve para nada no curso, porque os trabalhos que são apresentados nunca aparecem em exames. É um extra fora dos exames.

Da história do King retiro que a gaja foi grande vaca com ou sem intenção e o stor foi um belo merdas, que surpresa um stor universitário, principalmente da FEUP (?), não o ser.

#8511 Smashn

Postado 26 May 2020 - 15:53

  • 10896 posts
  • LocalizaçãoVila Real
  • ClubeFC Porto

Visualizar PostRazor, em 26 May 2020 - 15:23, disse:

Epá, no meu curso, e em engenharias no geral, como está tudo à procura de despachar as coisas ninguém tenta foder ninguém, é uma espécie de código que toda a gente sabe embora ninguém fale dele. Até porque o interesse que possa aparecer na maior parte dos trabalhos que fazemos é nada mais nada menos que curiosidade que não serve para nada no curso, porque os trabalhos que são apresentados nunca aparecem em exames. É um extra fora dos exames.

Da história do King retiro que a gaja foi grande vaca com ou sem intenção e o stor foi um belo merdas, que surpresa um stor universitário, principalmente da FEUP (?), não o ser.
Opah, não diria principalmente da FEUP, há excelentes e péssimos professores, como em todo o lado. :sweatdrop:

Não conheço outra realidade, mas não me acredito que seja muito pior na FEUP do que noutros sítios.

#8512 Razor

Postado 26 May 2020 - 16:09

  • 31956 posts
  • LocalizaçãoPep's nut sack

Visualizar PostSmashn, em 26 May 2020 - 15:53, disse:

Opah, não diria principalmente da FEUP, há excelentes e péssimos professores, como em todo o lado. :sweatdrop:

Não conheço outra realidade, mas não me acredito que seja muito pior na FEUP do que noutros sítios.
Eu estou a falar um bocado à toa, admito, porque não estudo lá. :sweatdrop: Mas pelo menos conheço ainda algumas pessoas que estudam/estudaram eletro na FEUP, maior parte depois de terem passado pelo ISEP, e todos dizem que os stores têm bastante mais a mania e que pouco ou nada querem ajudar. Há duas semanas p.e., a um amigo meu que está em mestrado, o stor teve a distinta lata de mandar notificação a dizer que não ia responder a ninguém num fim de semana para não o chatearem com mails. Como se não pudesse não dizer nada e ver depois quando tivesse tempo, ou mesmo tirar 2 minutos para ver. Em contraste um stor na minha fac mando mail há meia noite, de domingo, e ele 5 minutos depois responde-me e com a resolução de um trabalho que tinhamos de fazer e entregar só por não estar a perceber.

Claro que este exemplo é só um, mas muita gente se queixa da globalidade dos stores de eletro, pelo menos, da FEUP. E se em maior parte já se armam por causa da merda do canudo, imagino a dar aulas numa faculdade muito conceituada.

Editado por Razor, 26 May 2020 - 16:10.


#8513 Smashn

Postado 26 May 2020 - 16:30

  • 10896 posts
  • LocalizaçãoVila Real
  • ClubeFC Porto

Visualizar PostRazor, em 26 May 2020 - 16:09, disse:

Eu estou a falar um bocado à toa, admito, porque não estudo lá. :sweatdrop: Mas pelo menos conheço ainda algumas pessoas que estudam/estudaram eletro na FEUP, maior parte depois de terem passado pelo ISEP, e todos dizem que os stores têm bastante mais a mania e que pouco ou nada querem ajudar. Há duas semanas p.e., a um amigo meu que está em mestrado, o stor teve a distinta lata de mandar notificação a dizer que não ia responder a ninguém num fim de semana para não o chatearem com mails. Como se não pudesse não dizer nada e ver depois quando tivesse tempo, ou mesmo tirar 2 minutos para ver. Em contraste um stor na minha fac mando mail há meia noite, de domingo, e ele 5 minutos depois responde-me e com a resolução de um trabalho que tinhamos de fazer e entregar só por não estar a perceber.

Claro que este exemplo é só um, mas muita gente se queixa da globalidade dos stores de eletro, pelo menos, da FEUP. E se em maior parte já se armam por causa da merda do canudo, imagino a dar aulas numa faculdade muito conceituada.
Opah, confesso que não conheço outras realidades para poder comparar. Mas ouço o pessoal a queixar-se globalmente. Tive professores muito bons e também muito maus, não faço ideia se o rácio é maior do que noutros sítios.

Mas de forma geral, os professores mais novos são muito, muito melhores do que os mais velhos e conceituados, isso concordo completamente.

Mas é possível que seja pior no ensino universitário do que no politécnico, é capaz de ter mais desses profs desses muito velhos e com a mania que são realeza.

Editado por Smashn, 26 May 2020 - 16:30.


#8514 Mistic

Postado 26 May 2020 - 17:59

  • 33032 posts
  • LocalizaçãoLisboa
  • ClubeBenfica
No Técnico é igual, a nível de professores bons e maus.

O problema é a malta que só está a investigar e que por consequência acaba a dar aulas sem ter especial gosto para tal, ou os tipos que estão lá há décadas e como já têm algum status se arrastam e passam entre pingos da chuva. E isso por vezes não escolhe idades, já apanhei grandes bestas com borbulhas na cara e professores velhos que são tipos mesmo vocacionados para aquilo e que sobretudo querem que as pessoas aprendam.

#8515 Razor

Postado 08 September 2020 - 22:51

  • 31956 posts
  • LocalizaçãoPep's nut sack
Bem, este semestre fiz 6 cadeiras e preparo-me para fazer mais 3 em especial. Destaque vai para ter tirado um 20 a física aplicada sem grande consulta, honestamente. Uma cadeira que já tinha chumbado com 9,1.

#8516 Soz

Postado 09 September 2020 - 00:12

  • 13275 posts
  • LocalizaçãoBabilonia
  • ClubeBenfica

Visualizar PostRazor, em 08 September 2020 - 22:51, disse:

Bem, este semestre fiz 6 cadeiras e preparo-me para fazer mais 3 em especial. Destaque vai para ter tirado um 20 a física aplicada sem grande consulta, honestamente. Uma cadeira que já tinha chumbado com 9,1.

Tens mais rendimento sem CA

#8517 Luis

Postado 09 September 2020 - 09:13

  • 36520 posts
  • LocalizaçãoMargem Sul
  • ClubeSporting
Estava a pensar o mesmo. Já vai tudo baixar.

#8518 Roche

Postado 09 September 2020 - 13:17

  • 18496 posts
  • Localização---
  • ClubeBeira-Mar
O facto de ser no zoom acabou por facilitar em fazer as cadeiras. Eu até passei a dois exames separados por meia hora. :lol:

#8519 Cláudio

Postado 09 September 2020 - 17:02

  • 17782 posts
  • LocalizaçãoBaguim do Monte
  • ClubeFC Porto

Visualizar PostRoche, em 09 September 2020 - 13:17, disse:

O facto de ser no zoom acabou por facilitar em fazer as cadeiras. Eu até passei a dois exames separados por meia hora. :lol:

Há quem ache o contrário...

#8520 Duxxi

Postado 02 November 2020 - 15:42

  • 14173 posts
  • LocalizaçãoC.Branco
  • ClubeSporting
Alguém aqui está ligado há educação física ?

Precisava que me enviassem umas reflexões críticas de aulas porque não me lembro da última que fiz.





1 membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 membros anónimos