Ir para conteúdo


BEM VINDO VISITANTE

Está neste momento a navegar no fórum como um visitante, limitando assim a sua navegação no site. Ao fazer o registo no Contra Ataque passará a ter à sua disponibilidade diversas funcionalidades, como comentar tópicos, criar votações, enviar mensagens privadas entre outras coisas. Faça parte da nossa comunidade, registe-se agora clicando aqui!

Legalização da marijuana - A favor ou contra?


268 respostas neste tópico

Votação: Legalização da Marijuana (83 membros votaram)

A Favor ou Contra?

  1. A Favor (63 votos [75.90%])

    Porcentagem de votos: 75.90%

  2. Contra (9 votos [10.84%])

    Porcentagem de votos: 10.84%

  3. NS/NR (11 votos [13.25%])

    Porcentagem de votos: 13.25%

Votar Visitantes não podem votar

#16 Zmoreira

Postado 20 November 2014 - 23:00

  • 33104 posts
  • LocalizaçãoPorto

Visualizar Postpatriota, em 20 November 2014 - 22:48, disse:

O facto de ser uma realidade inalterável não faz dela algo que não prejudica ninguém. Repito o argumento: o furto existe há milénios, sempre existirá, e é prejudicial.

Quanto à tua questão, é uma teorização ficcional. Porque efeitos nocivos à saúde, tem-los certamente, muitos deles já são comummente aceites por ambas as partes, quer os a favor da legalização, quer os contrários à legalização. Se o que me perguntas é "Se não for mais prejudicial do que o tabaco ou o álcool, és a favor ou contra a sua legalização?" fico bastante mais dividido, mas ainda assim tendo para ser contra. Já estamos demasiado inundados de drogas prejudiciais à saúde (e falo enquanto ex-fumador) e sinceramente faz-me confusão que haja batalhas pela legalização de uma droga que todos admitem ter efeitos nefastos para a saúde das pessoas. Só demonstra o quão vazia de ideais e causas está a sociedade. De tanta coisa que podia mobilizar as pessoas, luta-se pela... legalização de uma droga.

Contudo, isto não invalida que eu não reconheça alguns argumentos válidos a quem sustenta a legalização da marijuana. Entre eles, a questão fiscal. E percebo o porquê de se falar tanto nesse argumento... numa altura de crise e em que os contribuintes são sobrecarregados em impostos, nada mais inteligente do que dizer "Pessoal, vocês são contra a marijuana... mas se a taxarmos, secalhar dá para baixar os impostos à malta..." :rolleyes:

É preciso muita vontade para continuares a entender o que disse dessa forma, por isso não vou continuar a debater isso.

Vamos então admitir que a planta cannabis, por ela própria, tem efeitos nocivos para a saúde. De que forma é que isso é um argumento para ser ilegal? Produtos como tabaco, álcool, café ou fast-food também o são e todos eles são legais. Só porque não foram rotulados como uma "droga".

Eu não consumo marijuana. Se fosse legalizada provavelmente continuaria sem a consumir. Não estou aqui a defender a marijuana porque o que eu quero é ficar todo pedrado sem medo das consequências. Mas o argumento dos efeitos para a saúde não é coerente, primeiro porque não é certo que os haja e segundo porque muitos outros produtos também são nocivos e são legais.



#17 L4deN

Postado 20 November 2014 - 23:06

  • 2207 posts
  • LocalizaçãoPorto
  • ClubeFC Porto

Visualizar PostZmoreira, em 20 November 2014 - 22:25, disse:

Dependência psicológica. O mesmo tipo que causa vício no álcool ou no jogo, por exemplo. A verdade é que não há nada no produto que cause dependência física, pelo que esses casos não são por "culpa" do produto, digamos assim.

Não é assim tão linear. Já há estudos em que demonstram um quadro clínico de privação.

#18 Zmoreira

Postado 20 November 2014 - 23:08

  • 33104 posts
  • LocalizaçãoPorto

Visualizar PostL4deN, em 20 November 2014 - 23:06, disse:

Não é assim tão linear. Já há estudos em que demonstram um quadro clínico de privação.

Podes-me mostrar? Admito que nunca vi.

#19 L4deN

Postado 20 November 2014 - 23:16

  • 2207 posts
  • LocalizaçãoPorto
  • ClubeFC Porto

Visualizar PostZmoreira, em 20 November 2014 - 23:08, disse:

Podes-me mostrar? Admito que nunca vi.

http://www.ncbi.nlm....pubmed/19783382

Sei disto porque tive uma aula de dependências químicas :sweatdrop: Ainda é algo controverso, admito, mas já se começa a definir um quadro clínico. Claro que não é tão exuberante, nem tão prevalente como o de outras drogas mais pesadas.

Mas não quero com isto estar a defender uma posição ou outra. Só queria dar um pouco mais informação para o debate.

#20 Zmoreira

Postado 20 November 2014 - 23:20

  • 33104 posts
  • LocalizaçãoPorto

Visualizar PostL4deN, em 20 November 2014 - 23:16, disse:

http://www.ncbi.nlm....pubmed/19783382

Sei disto porque tive uma aula de dependências químicas :sweatdrop: Ainda é algo controverso, admito, mas já se começa a definir um quadro clínico. Claro que não é tão exuberante, nem tão prevalente como o de outras drogas mais pesadas.

Mas não quero com isto estar a defender uma posição ou outra. Só queria dar um pouco mais informação para o debate.

Interessante. Se bem que, tanto quanto sei, a dependência psicológica pode causar efeitos de desmame.

Ainda assim, a minha questão mantém-se. A confirmar-se que a cannabis tem efeitos nocivos para a saúde, o que é que, na cabeça de quem é contra a sua legalização, a separa de outros produtos como álcool, tabaco, etc? Não faz sentido.

Editado por Zmoreira, 20 November 2014 - 23:21.


#21 patriota

Postado 20 November 2014 - 23:24

  • 7778 posts
  • LocalizaçãoPortugal
  • ClubeFC Porto

Visualizar PostZmoreira, em 20 November 2014 - 23:00, disse:

É preciso muita vontade para continuares a entender o que disse dessa forma, por isso não vou continuar a debater isso.

Vamos então admitir que a planta cannabis, por ela própria, tem efeitos nocivos para a saúde. De que forma é que isso é um argumento para ser ilegal? Produtos como tabaco, álcool, café ou fast-food também o são e todos eles são legais. Só porque não foram rotulados como uma "droga".

Eu não consumo marijuana. Se fosse legalizada provavelmente continuaria sem a consumir. Não estou aqui a defender a marijuana porque o que eu quero é ficar todo pedrado sem medo das consequências. Mas o argumento dos efeitos para a saúde não é coerente, primeiro porque não é certo que os haja e segundo porque muitos outros produtos também são nocivos e são legais.

Estás completamente errado. Completamente. Está provado que a marijuana tem efeitos nocivos para a saúde, disso não há qualquer dúvida. E os efeitos nocivos que lhe são atribuídos não são os mesmos que os do café ou do fast-food... porque nesse caso quase tudo seria ilegal. O sal serial ilegal, o açúcar seria ilegal. A questão não é ter efeitos negativos, a questão é a gravidade desses efeitos negativos.

O álcool é prejudicial. Se consumido em doses absurdas. Porque em caso de consumo moderado, pode ter efeitos positivos. Quem pratica musculação já leu mil e um artigos sobre o efeito positivo do consumo moderado e regrado de cerveja. Quanto ao tabaco, estamos plenamente de acordo. Relativamente à marijuana, para além dos estudos que referi, há ainda estudos científicos altamente conceituados e hoje em dia reconhecidos como fidedignos que atribuem ao consumo de marijuana danos nos brônquios, na garganta, no sistema respiratório, na pele e no funcionamento cardíaco. E o mais relevante é que estes efeitos não implicam um consumo abusivo de marijuana, implicam um consumo regular de marijuana.

Ou seja, a questão não é poder ser prejudicial e haver outros produtos prejudiciais. A questão é que a marijuana é mesmo prejudicial, e bem mais do que outros produtos o são. Logo, não há como comparar a marijuana ao café.

#22 Zmoreira

Postado 20 November 2014 - 23:35

  • 33104 posts
  • LocalizaçãoPorto
Tu dizes isso tudo mas depois acabas por referir apenas efeitos nocivos relacionados à combustão. São os mesmos efeitos que tens se fumares tabaco ou folhas de hortelã. Eu estou a falar aqui dos efeitos da marijuana. A planta. E basta pesquisares que rapidamente percebes que não há consenso.

Se todo o teu argumento gira em torno dos efeitos da combustão para o organismo então eu só posso concluir que ou não entendes o que te dizem ou se preferes fechar os olhos para tentar fazer passar as tuas opiniões e crenças pessoais.

#23 patriota

Postado 20 November 2014 - 23:41

  • 7778 posts
  • LocalizaçãoPortugal
  • ClubeFC Porto

Visualizar PostZmoreira, em 20 November 2014 - 23:35, disse:

Tu dizes isso tudo mas depois acabas por referir apenas efeitos nocivos relacionados à combustão. São os mesmos efeitos que tens se fumares tabaco ou folhas de hortelã. Eu estou a falar aqui dos efeitos da marijuana. A planta. E basta pesquisares que rapidamente percebes que não há consenso.

Se todo o teu argumento gira em torno dos efeitos da combustão para o organismo então eu só posso concluir que ou não entendes o que te dizem ou se preferes fechar os olhos para tentar fazer passar as tuas opiniões e crenças pessoais.

Tem calma... não é preciso passar ao ataque...

Eu estava apenas a falar da vertente de consumo, aquele mais banal. Obviamente que não estou a usar estes argumentos contra a utilização da marijuana para fins terapêuticos. Até porque há doenças em relação às quais estados ocidentais e evoluídos usam a marijuana como principal forma de tratamento. Pelo que li, a fibromialgia é tratada em Israel com recurso à marijuana, e com base num tratamento que não envolve combustão. Nesses casos, nada tenho contra o uso de marijuana, até porque os estudos avançam que esse tratamento não tem efeitos nocivos.

Mas ai estamos a falar de coisas diferentes. Um anti-depressivo tem um efeito terapêutico em alguém com uma depressão, e um efeito dopante em alguém que apenas o toma para ter os efeitos do anti-depressivo. São casos diferentes, tal como no caso da marijuana de consumo banal ou no caso da marijuana usada para fins de tratamento de doenças.

#24 Zmoreira

Postado 20 November 2014 - 23:50

  • 33104 posts
  • LocalizaçãoPorto

Visualizar Postpatriota, em 20 November 2014 - 23:41, disse:

Tem calma... não é preciso passar ao ataque...

Eu estava apenas a falar da vertente de consumo, aquele mais banal. Obviamente que não estou a usar estes argumentos contra a utilização da marijuana para fins terapêuticos. Até porque há doenças em relação às quais estados ocidentais e evoluídos usam a marijuana como principal forma de tratamento. Pelo que li, a fibromialgia é tratada em Israel com recurso à marijuana, e com base num tratamento que não envolve combustão. Nesses casos, nada tenho contra o uso de marijuana, até porque os estudos avançam que esse tratamento não tem efeitos nocivos.

Mas ai estamos a falar de coisas diferentes. Um anti-depressivo tem um efeito terapêutico em alguém com uma depressão, e um efeito dopante em alguém que apenas o toma para ter os efeitos do anti-depressivo. São casos diferentes, tal como no caso da marijuana de consumo banal ou no caso da marijuana usada para fins de tratamento de doenças.

Eu não te queria atacar, só queria que finalmente percebesses o que te estou a dizer. E fico feliz por saber que resultou.

Como dizes, a marijuana é usada para fins terapêuticos e os estudos indicam que não existem efeitos nocivos. Ou, pelo menos, os efeitos positivos superam-nos, caso contrário os médicos não aconselhariam o tratamento. Mas esse produto é igual àquele que um puto consome quando fuma um charro. Charro esse que tem os efeitos nocivos que já enumeraste, devido ao processo de combustão.

Se aquilo que tu achas é que a marijuana deve ser usada apenas para fins medicinais, sujeita a receita médica como se de um medicamento se tratasse então ok, é uma posição legítima. Achar que a marijuana deve continuar proibida porque tem efeitos nocivos não provocados pelo próprio produto mas pela forma como é consumido é que não é legítimo.

Editado por Zmoreira, 20 November 2014 - 23:51.


#25 Pantera Negra

Postado 20 November 2014 - 23:52

  • 10207 posts
  • LocalizaçãoPorto
  • ClubeBoavista
Sou da mesma opinião do Zé. Do que li de forma geral concordo com todos os argumentos que lançou.

#26 patriota

Postado 20 November 2014 - 23:54

  • 7778 posts
  • LocalizaçãoPortugal
  • ClubeFC Porto

Visualizar PostZmoreira, em 20 November 2014 - 23:50, disse:

Eu não te queria atacar, só queria que finalmente percebesses o que te estou a dizer. E fico feliz por saber que resultou.

Como dizes, a marijuana é usada para fins terapêuticos e os estudos indicam que não existem efeitos nocivos. Ou, pelo menos, os efeitos positivos superam-nos, caso contrário os médicos não aconselhariam o tratamento. Mas esse produto é igual àquele que um puto consome quando fuma um charro. Charro esse que tem os efeitos nocivos que já enumeraste, devido ao processo de combustão.

Se aquilo que tu achas é que a marijuana deve ser usada apenas para fins medicinais, sujeita a receita médica como se de um medicamento se tratasse então ok, é uma posição legítima. Achar que a marijuana deve continuar proibida porque tem efeitos nocivos não provocados pelo próprio produto mas pela forma como é consumido é que não é legítimo.

Nesse sentido, o que eu acho é que a marijuana deveria ser sujeita à mesma regulamentação e controlo que uma substância química usada para fins terapêuticos, mas proibida para consumo generalizado. Um cenário onde é proibida a venda de marijuana ao público em geral, mas é legal o seu uso em tratamentos médicos que não têm efeitos negativos nos pacientes não me choca em nada. Se tal cenário (como o de Israel) puder salvar vidas e atenuar o sofrimento de pessoas doentes... que esse cenário se concretize.

#27 Zmoreira

Postado 21 November 2014 - 00:01

  • 33104 posts
  • LocalizaçãoPorto

Visualizar Postpatriota, em 20 November 2014 - 23:54, disse:

Nesse sentido, o que eu acho é que a marijuana deveria ser sujeita à mesma regulamentação e controlo que uma substância química usada para fins terapêuticos, mas proibida para consumo generalizado. Um cenário onde é proibida a venda de marijuana ao público em geral, mas é legal o seu uso em tratamentos médicos que não têm efeitos negativos nos pacientes não me choca em nada. Se tal cenário (como o de Israel) puder salvar vidas e atenuar o sofrimento de pessoas doentes... que esse cenário se concretize.

Aí está uma posição perfeitamente aceitável.

E digo-te: se os estudos confirmarem alguns dos alegados efeitos nocivos da planta (como, por exemplo, a destruição de células do cérebro), então eu tenho tendência a concordar contigo. Se assim acontecer a marijuana cai na mesma categoria que outros medicamentos sujeitos a receita médica.

Se se concluir que esses efeitos não existem, ou que existem a um nível equiparável a outros produtos que já referi, então não vejo razão para ser ilegal.

#28 BrianClough

Postado 21 November 2014 - 00:05

  • 1732 posts
  • Localizaçãolisbon

Visualizar PostZmoreira, em 20 November 2014 - 22:39, disse:

É certo que há opiniões divergentes, é um tópico controverso. E eu estava a assumir algo que é incerto o que não se deve fazer. Vou então reformular: caso seja 100% certo que o consumo de marijuana, por si só, não é nocivo à saúde, não vejo razão para ser ilegal. Discordas?

Embora, como deste exemplo, ajude bastante em inúmeras doenças, a marijuana é nociva para a saúde. No entanto é muito difícil fazer o estudo concreto sobre os malefícios da marijuana, pois grande parte dos fumadores de marijuana utilizam tabaco, ou fumam também tabaco e nunca é perceptível saber de onde é originária a fonte dos problemas de saúde.

Existe muito o exemplo de comparar o número de mortos por fumar marijuana e o número de mortes por consumir álcool, onde no álcool o número é bem grande a na marijuana é 0. Isto é "falsa propaganda" porque pode não matar no imediato, mas a marijuana (maioritariamente fumada com tabaco) leva a problemas de saúde (ex: câncro) que podem ser perigosos para a vida humana e levar à consequente morte.

Na minha opinião deixo alguns dos pontos pelo qual sou a favor da legalização:
  • Porque é que devia ser ilegal? Se há produtos, feitos pelo homem, legais, que causam graves malefícios que conduzem à morte, porque razão uma planta da natureza que até pode ser benéfica diariamente para o ser humano é ilegal? Porque nas notícias dizem que pode ter o câncro como consequência? Então e o tabaco?
  • O uso de marijuana está muito pouco interligado com distúrbios sociais, ao contrário do álcool, que está altamente ligado com agressões, actos violentos.
  • Droga leve com efeitos psicológicos depressivos a longo prazo, o mesmo se aplica ao tabaco, álcool e muitos comprimidos prescritos por médicos, logo se estes são legais com estes efeitos a marijuana não o devia deixar de ser por isso
  • Marijuana ajuda, mesmo, pessoas com certos problemas de saúde. Dando o meu exemplo, até consultar uma psiquiatra, havia semanas que passava noites em branco a fio, e passava os dias no limiar do sono, sem conseguir de maneira alguma dormir. Pesquisei sobre o assunto, e li que a marijuana poderia ajudar a dormir. Não sou consumidor de tabaco nem de marijuana no dia-a-dia, pedi a um amigo para me arranjar, sempre que fumava de imediato sentia uma necessidade de me deitar, em poucos minutos estava a dormir, algo que não o conseguia fazer mesmo após estar constantemente acordado dia após dia.
  • Para o meu caso, tive que pedir a um amigo. Arranjou-me, mas não sei de onde era, de onde veio, como foi obtida. Não foram pagos impostos. A legalização permite o controlo por parte de entidades oficias do produto, desde a qualidade à produção do mesmo, o que garante ao consumidor mais segurança quando está a consumir, diminui o mercado paralelo, o que contribui directamente para a economia do país.
  • Nocividade da planta não é de todo conhecida, no entanto, não há nenhum mal que esta planta apresente que seja tão catastrófica ao ponto de superar outras coisas legais como, dependência de álcool e tabaco. Não é vista (por médicos, inclusivé) como uma droga que cause dependência física, como o álcool.

PS: A diminuição do mercado paralelo diminui a canalização de dinheiro para "instituições" maléficas para a sociedade.

Editado por BrianClough, 21 November 2014 - 00:07.


#29 patriota

Postado 21 November 2014 - 00:09

  • 7778 posts
  • LocalizaçãoPortugal
  • ClubeFC Porto

Visualizar PostZmoreira, em 21 November 2014 - 00:01, disse:

Aí está uma posição perfeitamente aceitável.

E digo-te: se os estudos confirmarem alguns dos alegados efeitos nocivos da planta (como, por exemplo, a destruição de células do cérebro), então eu tenho tendência a concordar contigo. Se assim acontecer a marijuana cai na mesma categoria que outros medicamentos sujeitos a receita médica.

Se se concluir que esses efeitos não existem, ou que existem a um nível equiparável a outros produtos que já referi, então não vejo razão para ser ilegal.

Efeitos nocivos para o cérebro existem... com combustão. É isso que mais do que um estudo revela. Mas em tratamento médico como o da fibromialgia, pelo que li, não aparenta haver danos cerebrais. Contudo, a existirem efeitos negativos da marijuana em tratamento médico, há que aferir se são suficientemente maus para justificar a exclusão da marijuana em tratamento medicinal. A quimioterapia provoca queda de cabelo, vómitos, náuseas e enxaquecas crónicas. Ainda assim, ninguém duvida que esses malefícios não superam o efeito eficaz da quimioterapia no combate ao cancro. A mesma equação terá de ser feita no caso da marijuana para o tratamento de doenças: face aos resultados positivos que obtém, os negativos são superiores? Se são, que a marijuana continue 100% ilegal. Se não são, não vejo motivo para não se utilizar a marijuana no tratamento de determinadas doenças. Mas, mais uma vez, sob controlo idêntico ao de qualquer fármaco do género e sem ser vendido ao público em geral.

#30 Zmoreira

Postado 21 November 2014 - 00:18

  • 33104 posts
  • LocalizaçãoPorto

Visualizar PostBrianClough, em 21 November 2014 - 00:05, disse:



Fico feliz por mais alguém se ter juntado à discussão. Curioso que as duas pessoas que argumentam a favor da marijuana nem consomem.

Quanto à parte que me dirigiste em específico: estou perfeitamente ciente disso. Aliás, mesmo que se fume sem tabaco existe sempre os efeitos nocivos da combustão. Mas esses efeitos são os mesmos independentemente do que está lá dentro.

Quanto aos teus outros argumentos, vão muito de encontro àquilo que venho dizendo. Nem tinha pensado na questão de "para onde vai o dinheiro?". É um bom ângulo.





1 membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 membros anónimos