Ir para conteúdo


BEM VINDO VISITANTE

Está neste momento a navegar no fórum como um visitante, limitando assim a sua navegação no site. Ao fazer o registo no Contra Ataque passará a ter à sua disponibilidade diversas funcionalidades, como comentar tópicos, criar votações, enviar mensagens privadas entre outras coisas. Faça parte da nossa comunidade, registe-se agora clicando aqui!

Componentes Tácticas


569 respostas neste tópico

#16 Diogo Afonso.

Postado 23 August 2010 - 11:05

  • 27092 posts
  • LocalizaçãoLisboa
O tipo de marcação pelo qual devemos optar depende obviamente das características dos nossos jogadores e da dos adversários.
Pessoalmente gosto mais da marcação à zona, porque é um tipo de marcação em que não há tanto aquela necessidade de um defesa, por exemplo, se fixar tanto num adversário. Ele marca a zona e tem é que ser dono e senhor da sua zona. Neste tipo de marcação também é por vezes normal vermos uma defesa mais de contenção em que fica quase impossível à equipa adversária penetrar na grande área. A defesa simplesmente se mantém na frente, não precisando de correr atrás da bola, mas sempre sem deixar os adversários entrarem na área. Até que chega o "erro" do adversário, recupera-se a bola e avança-se para um contra-ataque rápido.
Usaria uma marcação à zona, mas sempre com um central de marcação ao Ponta de Lança (Ibra, Torres, Roy) e com outro para sair a jogar, fazer dobras, etc...
Nos lances de bola parada, qualquer um dos dois se bem executado terá sucesso... mas a zona tem que ser muito bem feita para ser bem sucedida.



#17 Exodia

Postado 23 August 2010 - 11:15

  • 33218 posts
  • LocalizaçãoUnknown
  • ClubeBenfica
agora usa-se a marcação á zona... por um lado é mais eficaz isto se atacarem a bola, a marcação H-H é naquela se falhares na marcação és culpado directamente pelo golo...

#18 Pika^^

Postado 23 August 2010 - 17:27

  • 60602 posts
  • LocalizaçãoSintra
  • ClubeBenfica
Prefiro homem a homem, é mais fácil seguir cada um um jogador do que atacar a bola que pode sofrer um desvio e depois está alguém sozinho(BenficaxPorto).

#19 ZheNN

Postado 23 August 2010 - 17:31

  • 18188 posts
  • Localização.
  • ClubeSporting
Guardiola, e não se podem fazer usar as 2 ao mesmo tempo? Imagina que o Barcelona vai jogar contra uma equipa que tem um exelente cabeceador. Não era aconselhavel fazer marcação homem a homem nesse jogador e o resto da equipa marcação á zona?

#20 Eddie

Postado 23 August 2010 - 17:47

  • 24186 posts
  • LocalizaçãoLeiria
  • ClubeBenfica
Eu acho que hoje em dia não se usa um estilo demarcado de marcação - excepção feita às bolas paradas. De resto, no jogo jogado, parece-me que as grandes equipas apostam ora numa marcação recuada (como o Inter do Mourinho) ou numa pressão intensa sobre quem tem a bola, como no FC Porto... do Mourinho (onde cada jogador tinha um "território", sobre o qual devia exercer o "pressing").

#21 Francisco

Postado 23 August 2010 - 18:16

  • 11590 posts
  • LocalizaçãoLondon

Visualizar PostZheNN, em 23/08/2010 - 18:31, disse:

Guardiola, e não se podem fazer usar as 2 ao mesmo tempo? Imagina que o Barcelona vai jogar contra uma equipa que tem um exelente cabeceador. Não era aconselhavel fazer marcação homem a homem nesse jogador e o resto da equipa marcação á zona?

É óbvio que se pode. Não há nenhuma lei que proíba isso mesmo. Por exemplo uma equipa pode optar por marcar à zona o Messi e marcar H-H o Xavi e o Iniesta.

Visualizar PostEddie, em 23/08/2010 - 18:47, disse:

Eu acho que hoje em dia não se usa um estilo demarcado de marcação - excepção feita às bolas paradas. De resto, no jogo jogado, parece-me que as grandes equipas apostam ora numa marcação recuada (como o Inter do Mourinho) ou numa pressão intensa sobre quem tem a bola, como no FC Porto... do Mourinho (onde cada jogador tinha um "território", sobre o qual devia exercer o "pressing").

Nesse caso já estamos a entrar noutro ramo das componentes tácticas, designado por pressing ou pressão.

É verdade que actualmente já não existe um só estilo definido no que toca à marcação mas quanto à pressão podemos abordar diversos temas enquanto que no que toca à marcação ou falamos da marcação à zona ou da marcação H-H.

#22 Guardiola

Postado 27 August 2010 - 23:43

  • 2280 posts
  • LocalizaçãoSant Jordi
  • ClubeBarcelona
Vamos lá seguir com isto, próximo tema: Duplo Pivot ou não? Ou seja, jogar com 2 jogadores de características mais defensivas, jogar com 2 jogadores de características idênticas na mesma posição ou ainda jogar com um jogador de características mais ofensivas e outro menos defensivas mas que acabam por ocupar a mesma posição, lado a lado.

Digam de vossa justiça!

#23 ZheNN

Postado 27 August 2010 - 23:47

  • 18188 posts
  • Localização.
  • ClubeSporting
Guardiola, corrige me se estiver enganado mas o Duplo pivot não é muito usado por equipas Espanholas?

#24 stifler

Postado 27 August 2010 - 23:49

  • 57784 posts
  • Localização
Depende dos jogadores.
Se for um Javi e um Aírton nem pensar.
Se for um jogador que goste mais de progredir o terreno e não esteja habituado a ter o espaço só pra ele naquela zona logo se vê.

Editado por stifler, 27 August 2010 - 23:49.


#25 Eddie

Postado 27 August 2010 - 23:49

  • 24186 posts
  • LocalizaçãoLeiria
  • ClubeBenfica

Visualizar PostFrancisco, em 23/08/2010 - 19:16, disse:

É óbvio que se pode. Não há nenhuma lei que proíba isso mesmo. Por exemplo uma equipa pode optar por marcar à zona o Messi e marcar H-H o Xavi e o Iniesta.
Nesse caso já estamos a entrar noutro ramo das componentes tácticas, designado por pressing ou pressão.

É verdade que actualmente já não existe um só estilo definido no que toca à marcação mas quanto à pressão podemos abordar diversos temas enquanto que no que toca à marcação ou falamos da marcação à zona ou da marcação H-H.

O estilo de marcação está intimamente ligado ao estilo de pressão - não se pode dissociar uma coisa de outra, como fazes. :D

-----

Em relação ao novo tema, julgo que dois Médios-Centro (uma mais fixo, mais defensivo, e outro com liberdade criativa mais expressiva) são a opção mais equilibrada, que melhores resultados obtém sem prejudicar em demasia o equilíbrio táctico da equipa.

Editado por Eddie, 27 August 2010 - 23:49.


#26 Guardiola

Postado 27 August 2010 - 23:49

  • 2280 posts
  • LocalizaçãoSant Jordi
  • ClubeBarcelona

Visualizar PostZheNN, em 28/08/2010 - 00:47, disse:

Guardiola, corrige me se estiver enganado mas o Duplo pivot não é muito usado por equipas Espanholas?
Normalmente é mais usado por equipas Italianas por serem de um futebol mais defensivo e táctico, usam é 2 pivots com características muito defensivas e um 10 que seja óptimo em transições. No futebol Inglês quase não há pivots, é tudo na base do box-to-box. Em Espanha é que já se anda a pegar a moda de jogar com 2 pivots, principalmente as equipas mais pequenas porque ganham uma maior consistência defensiva e conseguem encurtar muito mais o espaço entre as linhas.

#27 Sledge

Postado 27 August 2010 - 23:50

  • 3331 posts
  • LocalizaçãoArcozelo, VNG
  • ClubeFC Porto
Sim. Acho que em quase todas as equipas o duplo pivot pode ser aplicado. Jogavam em 4-4-2, em que havia um jogador com características mais defensivas e um jogador com caracteristicas defensivas também,mas que consiga construir jogo. Não sei bem, mas penso que devia ser assim que o milan dava uso a dupla Gattuso-Pirlo. ACHO eu.


Mas penso que varia dependendo do plantel da equipa.

#28 Guardiola

Postado 27 August 2010 - 23:51

  • 2280 posts
  • LocalizaçãoSant Jordi
  • ClubeBarcelona

Visualizar PostEddie, em 28/08/2010 - 00:49, disse:

O estilo de marcação está intimamente ligado ao estilo de pressão - não se pode dissociar uma coisa de outra, como fazes. :D

-----

Em relação ao novo tema, julgo que dois Médios-Centro (uma mais fixo, mais defensivo, e outro com liberdade criativa mais expressiva) são a opção mais equilibrada, que melhores resultados obtém sem prejudicar em demasia o equilíbrio táctico da equipa.
Eu também sou da tua opinião, mas estás a falar desses dois médios a jogar lado a lado ou um a jogar mais à frente do outro, quase a desfazer o duplo pivot?

#29 ZheNN

Postado 27 August 2010 - 23:51

  • 18188 posts
  • Localização.
  • ClubeSporting

Visualizar PostGuardiola, em 28/08/2010 - 00:49, disse:

Normalmente é mais usado por equipas Italianas por serem de um futebol mais defensivo e táctico, usam é 2 pivots com características muito defensivas e um 10 que seja óptimo em transições. No futebol Inglês quase não há pivots, é tudo na base do box-to-box. Em Espanha é que já se anda a pegar a moda de jogar com 2 pivots, principalmente as equipas mais pequenas porque ganham uma maior consistência defensiva e conseguem encurtar muito mais o espaço entre as linhas.


Tipo o estilo do Inter e ate mesmo do Atletico não é? Parece me ser dificil encontrar 2 jogadores que consigam jogar com outro companheiro com as mesmas caracteristicas ao lado. Prefiro um mais defensivo e outro com caracteristicas mais ofensivas.

#30 Guardiola

Postado 27 August 2010 - 23:53

  • 2280 posts
  • LocalizaçãoSant Jordi
  • ClubeBarcelona

Visualizar PostZheNN, em 28/08/2010 - 00:51, disse:

Tipo o estilo do Inter e ate mesmo do Atletico não é? Parece me ser dificil encontrar 2 jogadores que consigam jogar com outro companheiro com as mesmas caracteristicas ao lado. Prefiro um mais defensivo e outro com caracteristicas mais ofensivas.
É mais ou menos isso. Se bem que o Inter tem 2 médios puramente defensivos e o Sneijder é que é a peça fundamental para fazer as transições porque normalmente Cambiasso e Motta é só para limpar. O Atlético tem o Paulo Assunção que ainda consegue sair a jogar.





1 membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 membros anónimos