Ir para conteúdo


BEM VINDO VISITANTE

Está neste momento a navegar no fórum como um visitante, limitando assim a sua navegação no site. Ao fazer o registo no Contra Ataque passará a ter à sua disponibilidade diversas funcionalidades, como comentar tópicos, criar votações, enviar mensagens privadas entre outras coisas. Faça parte da nossa comunidade, registe-se agora clicando aqui!

Faleceu Fernando Chalana


26 respostas neste tópico

#1 Eddie

Postado 10 August 2022 - 09:07

  • 24205 posts
  • LocalizaçãoLeiria
  • ClubeBenfica

www.ABola.pt disse:

Durante a última madrugada morreu Fernando Chalana, de 63 anos, figura emblemática do Benfica, clube que representou durante 13 épocas, apelidado de 'Pequeno Genial'.

«Um dos grandes e eternos nomes da Mística do Sport Lisboa e Benfica, ingressou no Clube aos 15 anos e representou-o, primeiro como jogador, durante 13 épocas (1974-1984 e 1987-1990), e depois, durante largos anos, como elemento técnico ligado ao futebol. Natural do Barreiro, onde nasceu no dia 10 de fevereiro de 1959, Fernando Chalana vestiu oficialmente o Manto Sagrado pela primeira vez no dia 7 de março de 1976, com apenas 17 anos e 25 dias. Até àquela data, nunca ninguém tão jovem havia atuado na 1.ª Divisão portuguesa», lê-se no site do Benfica.

Formado no Barreirense, Chalana, 37 vezes internacional por Portugal, chegou ao Benfica em 1974/1775, mudou-se para o Bordéus (em 1984/1985), onde esteve três anos antes de regressar ao Benfica (de 1997 a 1990), seguiu-se o Belenenses (1990/1991) e terminou a carreira no Estrela da Amadora (1991/1992).

Twitter link


Absolutamente lendário. Até sempre, Chalanix! :(

Editado por Eddie, 10 August 2022 - 09:29.




#2 Silva

Postado 10 August 2022 - 09:26

  • 27895 posts
  • LocalizaçãoSintra line
  • ClubeBenfica
Grande perda para o nosso futebol e em especial para o Benfica, que descanse em paz.

#3 Mistic

Postado 10 August 2022 - 09:57

  • 33079 posts
  • LocalizaçãoLisboa
  • ClubeBenfica
Lenda! Descansa em paz :(

#4 ManSCP

Postado 10 August 2022 - 10:00

  • 25441 posts
  • LocalizaçãoLisboa
  • ClubeSporting
Demasiado novo, infelizmente já tava doente há algum tempo.

#5 azadelta

Postado 10 August 2022 - 10:52

  • 25340 posts
  • LocalizaçãoLisboa
  • ClubeBenfica
Que triste notícia.

Hoje está lá em cima a humilhar defesas.

Descansa em paz pequeno genial.

#6 Pika^^

Postado 10 August 2022 - 11:38

  • 60608 posts
  • LocalizaçãoSintra
  • ClubeBenfica
Craque
Lenda

O Miguel deve-lhe a carreira também

#7 Soz

Postado 10 August 2022 - 11:48

  • 13275 posts
  • LocalizaçãoBabilonia
  • ClubeBenfica
No dia que o Bernardo faz anos. Que o faça voltar ao Benfica quando acabar o contrato com o City.

RIP Chalana.
Os ultimos anos estava muito mal, a perder a memoria... final triste. Partiu muito cedo

#8 AndreMP

Postado 10 August 2022 - 13:17

  • 10944 posts
  • LocalizaçãoLisboa
Sem palavras
DEP

#9 Gervásio

Postado 10 August 2022 - 13:47

  • 16122 posts
  • LocalizaçãoPradaria
O Bernardo é Leao de signo? Nao parece nada

#10 D10S Messi

Postado 10 August 2022 - 13:50

  • 5446 posts
  • LocalizaçãoLisboa
  • ClubeBenfica

Visualizar PostGervásio, em 10 August 2022 - 13:47, disse:

O Bernardo é Leao de signo? Nao parece nada

Este tópico não é para piadas... respeito

#11 ManSCP

Postado 10 August 2022 - 14:04

  • 25441 posts
  • LocalizaçãoLisboa
  • ClubeSporting
Chalana um dos jogadores que inspirou Bernardo Silva...ok o Bernardo nem era nascido quando o Chalana deixou de jogar. Estas merdas matam-me.

#12 Soz

Postado 10 August 2022 - 14:07

  • 13275 posts
  • LocalizaçãoBabilonia
  • ClubeBenfica

Visualizar PostManSCP, em 10 August 2022 - 14:04, disse:

Chalana um dos jogadores que inspirou Bernardo Silva...ok o Bernardo nem era nascido quando o Chalana deixou de jogar. Estas merdas matam-me.

Manuel apenas tu no forum tiveste a sorte de ver o Chalana jogar ao vivo.
A importancia do Chalana no Bernardo foi durante a sua formação Quando ele não jogava, não contava, esteve quase a ser dispensado e a desistir do futebol o Chalana, treinador adjunto na altura, ajudou-o a nível psicológico a ultrapassar esta fase. A inspiração parte dai, de o Bernardo ver ali uma lenda do clube que tinha semelhanças na sua maneira de jogar. Para não deixar de sonhar que era possível.

#13 Silva

Postado 10 August 2022 - 14:09

  • 27895 posts
  • LocalizaçãoSintra line
  • ClubeBenfica

Visualizar PostManSCP, em 10 August 2022 - 14:04, disse:

Chalana um dos jogadores que inspirou Bernardo Silva...ok o Bernardo nem era nascido quando o Chalana deixou de jogar. Estas merdas matam-me.

However, this is not one of those stories where I can say, “And then I went on to become a legend for my boyhood club.” In fact, my path was quite difficult. I was always very small, and when you get to be a teenager, that can start to become a problem with certain coaches. When I was 16, I was at a critical stage in my career. I was hardly playing for the youth team. To me, that was like torture. I lived to play football. So I struggled to cope with it. Actually, it got to the point where I wanted to leave the club. That’s how unhappy I was.

But luckily, I got saved by a guy named Fernando Chalana.

Chalana was one of the greatest Portuguese players of all time. He was this tiny winger with an incredible mustache, who dribbled and passed so well that people called him o Pequeno Genial (the Little Genius).

He was one of our youth coaches at Benfica, and I guess he must have seen some of himself in me, because one day he took me aside and said, “Listen, your manager hasn’t got a clue about football. You’re the best player here. And trust me … One day you’ll be very important.”

That was probably the single most important conversation I’ve had in my life. Without Chalana, I don’t know what would have happened to me. He even started calling me “Messizinho.” I guess he did it because Lionel Messi and I are both small, technical and leftfooted. Of course, you can’t compare me to a genius like Messi, but the fact that Chalana did it anyway gave me so much confidence.

So I told myself, O.K., if the Little Genius believes in you, then you ought to believe in yourself too. With that boost, I climbed the ranks until I made the Benfica B team. But it seemed like no matter how well I did, I couldn’t break into the first team. At 18, I still wasn’t playing at the top level, and I actually started to study for my bachelor’s degree in European studies at the University of Lisbon.

https://www.theplaye...va-portugal/amp

#14 ManSCP

Postado 10 August 2022 - 14:12

  • 25441 posts
  • LocalizaçãoLisboa
  • ClubeSporting

Visualizar PostSoz, em 10 August 2022 - 14:07, disse:



Manuel apenas tu no forum tiveste a sorte de ver o Chalana jogar ao vivo.
A importancia do Chalana no Bernardo foi durante a sua formação Quando ele não jogava, não contava, esteve quase a ser dispensado e a desistir do futebol o Chalana, treinador adjunto na altura, ajudou-o a nível psicológico a ultrapassar esta fase. A inspiração parte dai, de o Bernardo ver ali uma lenda do clube que tinha semelhanças na sua maneira de jogar. Para não deixar de sonhar que era possível.

Mas a cena é que dizem que influenciou no estilo de jogo do Bernardo...o que faz 0 sentido.

#15 stifler

Postado 10 August 2022 - 14:39

  • 57784 posts
  • Localização
RIP





1 membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 membros anónimos