Jump to content


BEM VINDO VISITANTE

Está neste momento a navegar no fórum como um visitante, limitando assim a sua navegação no site. Ao fazer o registo no Contra Ataque passará a ter à sua disponibilidade diversas funcionalidades, como comentar tópicos, criar votações, enviar mensagens privadas entre outras coisas. Faça parte da nossa comunidade, registe-se agora clicando aqui!

Curso de Treinador de Futebol Profissional


  • You cannot reply to this topic
478 replies to this topic

#1 Guardiola

Posted 03 August 2010 - 14:00

  • 2,280 posts
  • LocalizaçãoSant Jordi
  • ClubeBarcelona

Imagem Postada


Bem, o próprio título diz tudo. Decidi abrir este tópico, pois como estamos perante um fórum em que o assunto mais abordado é o futebol e como eu, há por aí muitas pessoas que vivem bastante o futebol e de certeza que têm o sonho e a ambição de um dia ser treinador de futebol, será interessante partilhar opiniões.

Digam se querem seguir, se já andam a tirar algum curso, quais os métodos que vos ensinam. Porque é que querem e porque é que não. Falem das vossas experiências, como lidariam com a parte mais psicológica, de que forma é que dariam o treino. Como iria ser a vossa postura no banco. Como lidariam com os jogadores mais jovens, como motivariam e tudo mais.

Acho que irá ser bom, para trocarmos opiniões sobre a forma como cada um vê o futebol e como cada um orientaria a sua equipa. Cada um tem o seu jeito!

Se algum user mais novo, quiser tirar dúvidas, eu posso-me chegar à frente para esclarecer e outros que tais também podem ajudar.

Que comece a discussão!



#2 Francisco

Posted 03 August 2010 - 14:07

  • 11,590 posts
  • LocalizaçãoLondon
Ainda há bocado estive no site da Associação de Setúbal para ver cursos mas parece que só há um curso por época.

Quanto é que custa o I nível do curso? Eu gostaria de seguir algo ligado a Economia mas tirar o curso de treinador e tentar seguir uma carreira ligado ao desporto e ainda esta semana falaram-me da Universidade de Motricidade Humana mas a ideia não me agrada muito porque se depois não tiver sucesso no futebol acabo como professor de ginástica e não vejo futuro nenhum nisso.

#3 Diogo Afonso.

Posted 03 August 2010 - 14:09

  • 27,092 posts
  • LocalizaçãoLisboa
O que tenho que fazer para poder treinar uma equipa?

Como posso enriquecer o meu currículo para ter a hipótese de treinar uma equipa profissional?

Sai muito dispendioso tirar os cursos de treinador?

Que aconselhas (Guardiola) a um jovem que queira ser treinador, onde tirar o curso, quando (em que idade)..

#4 Pika^^

Posted 03 August 2010 - 14:13

  • 60,622 posts
  • LocalizaçãoSintra
  • ClubeBenfica
Bom tópico.

É claramente um objectivo na minha vida, mas só depois de tirar o curso(se chegar a entrar). É mt dispendioso e acho que há pouco mercado de trabalho que pague as despesas, temos de ser mesmo bons, mas nesse capítulo n tenho problemas, dou-lhe bué no FM :D

Não faço ideia como serei em campo, mas uma das coisas que aprendi quando jogava à bola era que o trabalho físico é ainda mais eficaz se for feito com bola. Porque se for dar n voltas ao campo, ou fazer vários exercícios de abdominais, sprint, mudanças de velocidade, etc etc, os jogadores sabem que estão a fazer trabalho físico e aguentam menos porque fazem-no com menos motivação. Já se for misturado com bola, como cheguei a ter, nem nos apercebemos que estamos a puxar bué porque estamos a tocar na bola que é o que todos gostamos.

Outra coisa que iria fazer mt é trabalho específico de técnica com bola, principalmente nas camadas jovens. É o princípio de tudo, a recepção e o passe.

#5 ThePerfectOne

Posted 03 August 2010 - 14:22

  • 175 posts
Acho que não há nenhum amante de futebol que nunca se tenha imaginado a treinar uma equipa... Pessoalmente, acho que em Portugal é muito dificil ser-se treinador de futebol já que nunca lhes é dado o devido apoio por parte dos dirigentes (isto falando a um nivel mais de topo). No meu caso, dou-me por satisfeito como treinador de bancada ou mesmo televisão... :D Sou bastante interventivo desta forma, e em campo não poderia ser muito diferente. Aliás, um treinadr que não seja interventivo no banco não pode nunca ser um bom treinador. A menos que a equipa cumprisse a 100% as indicações dadas no balneário e mesmo assim um treiador tem sempre de ajustar a equipa aos momentos de jogo. Com os jogadores mais jovens deve ser-se mais exigente na minha opinião, uma vez que ainda estão desenvolver-se. De métodos de treino não percebo ponta... Quanto à motivação deve passar sempre po transmitir confiança aos jogadores, independentemente da dimensão do adversário, do resultado ao intervalo, etc. e não deve nunca transmitr uma imagem derrotista aos seus jogadores.

#6 bruno_slb_

Posted 03 August 2010 - 14:26

  • 7,014 posts
  • LocalizaçãoEstoril
  • ClubeBenfica

Visualizar PostPika^^, em 3/08/2010 - 15:13, disse:

Bom tópico.

É claramente um objectivo na minha vida, mas só depois de tirar o curso(se chegar a entrar). É mt dispendioso e acho que há pouco mercado de trabalho que pague as despesas, temos de ser mesmo bons, mas nesse capítulo n tenho problemas, dou-lhe bué no FM :D

Não faço ideia como serei em campo, mas uma das coisas que aprendi quando jogava à bola era que o trabalho físico é ainda mais eficaz se for feito com bola. Porque se for dar n voltas ao campo, ou fazer vários exercícios de abdominais, sprint, mudanças de velocidade, etc etc, os jogadores sabem que estão a fazer trabalho físico e aguentam menos porque fazem-no com menos motivação. Já se for misturado com bola, como cheguei a ter, nem nos apercebemos que estamos a puxar bué porque estamos a tocar na bola que é o que todos gostamos.

Outra coisa que iria fazer mt é trabalho específico de técnica com bola, principalmente nas camadas jovens. É o princípio de tudo, a recepção e o passe.
E mesmo, ambem sou dessa opiniao. Mas as outra coisas tambem sao importantes e têm de ser trabalhadas.

Eu tambem tou a pensar tirar, nao agora mas quando tiver a minha vida mais acentada, daqui 2\3 anos.

Se algum dia chegar a se-lo, nao seria um treinador de muito "espalhafato", de gritar muito e isso. Acho que falar normalmente com os jogadores, algum grito de vez em quando so faz e bem, disciplina acima de tudo. A parte de treino e de jogo para mim isso e o mais facil, desde ha muito tempo que tive excelentes treinadores e aprendi muita coisa e muitos metodos de variados treinadores, mas claro ainda tenho muito que aprender.
O meu maior problema e falar, dar palestras, discursos e isso, e de mim mesmo, nao me sinto tao a vontade para isso, mas concerteza que isso passara lol

Edited by bruno_slb_, 03 August 2010 - 14:43.


#7 Exodia

Posted 03 August 2010 - 15:03

  • 33,218 posts
  • LocalizaçãoUnknown
  • ClubeBenfica
Estes cursos são tirados anualmente nas associações de futebol e é composto por níveis... o 1º e 2º nivel custa á volta de 500€ depois o valor baixa... no final tens que ter o estágio...(acho que tu é que tens que arranjar clube)...

para enriquecer o currículo é no clube que treinas leva-lo aos titulos...

um treinador amador ñ se pode dizer que ganha mal... acima dos 200 até 600... estamos a falar de futebol distrital... depois é sempre a subir...

#8 Diogo Afonso.

Posted 03 August 2010 - 15:09

  • 27,092 posts
  • LocalizaçãoLisboa
O Curso de treinador que creio que seja o mais elevado (nível IV) está fixado nos 3000€.
Nível I está fixado nos 550€ de custo máximo.

#9 Pika^^

Posted 03 August 2010 - 18:13

  • 60,622 posts
  • LocalizaçãoSintra
  • ClubeBenfica

Visualizar PostExodia, em 3/08/2010 - 16:03, disse:

um treinador amador ñ se pode dizer que ganha mal... acima dos 200 até 600... estamos a falar de futebol distrital... depois é sempre a subir...
Só se for aí no Norte que se vive bem.
Aqui na 2ªD o salário é uma bjeca e uma sandes de courato depois de cada jogo. Na Honra(divisão antes de chegar à III Nacional) nem chegava pa gasolina pa ir pos treinos.
Isto em jogadores.

#10 Tripeiro1893

Posted 03 August 2010 - 18:16

  • 42,047 posts
  • LocalizaçãoInvicta
  • ClubeFC Porto
Um dia gostava de tirar o curso, sempre tive o sonho de poder ser treinador de futebol... quem sabe um dia :D

#11 az80

Posted 03 August 2010 - 18:19

  • 13,230 posts
  • LocalizaçãoPovoa Sta Iria
  • ClubeBenfica
Os meus padrinhos dizem que eu dava um bom 'Mourinho' :D

Para tirar o curso tenho que seguir desporto, não é?

#12 Dragão02

Posted 03 August 2010 - 18:21

  • 11,262 posts
  • Localização.
  • ClubeFC Porto

Visualizar Postaz80, em 3/08/2010 - 19:19, disse:

Os meus padrinhos dizem que eu dava um bom 'Mourinho' :D

Para tirar o curso tenho que seguir desporto, não é?

Guess not , qualquer um pode tirar , desde que tenha dinheiro e vocação .

#13 Exodia

Posted 03 August 2010 - 18:21

  • 33,218 posts
  • LocalizaçãoUnknown
  • ClubeBenfica

Visualizar PostPika^^, em 3/08/2010 - 19:13, disse:

Só se for aí no Norte que se vive bem.
Aqui na 2ªD o salário é uma bjeca e uma sandes de courato depois de cada jogo. Na Honra(divisão antes de chegar à III Nacional) nem chegava pa gasolina pa ir pos treinos.
Isto em jogadores.

a af Braga é a melhor associação do país..

#14 bruno_slb_

Posted 03 August 2010 - 18:23

  • 7,014 posts
  • LocalizaçãoEstoril
  • ClubeBenfica

Visualizar PostPika^^, em 3/08/2010 - 19:13, disse:

Só se for aí no Norte que se vive bem.
Aqui na 2ªD o salário é uma bjeca e uma sandes de courato depois de cada jogo. Na Honra(divisão antes de chegar à III Nacional) nem chegava pa gasolina pa ir pos treinos.
Isto em jogadores.
O ano passado no clube onde tava aos jogadores na 1ªD era 5 euros por ponto e o treinador deve ganhar 100 e tal euros lol

#15 Açores

Posted 03 August 2010 - 19:08

  • 38,923 posts
  • LocalizaçãoAçores
Eu estou a pensar tirar o curso de treinador mas de futsal. Não tenho a certeza, mas penso que com 16 pode-se tirar, tenho que me orientar melhor. Se for com 18 também não faz mal.

Este ano fui a alguns treinos dos juvenis e iniciados do meu clube. Mas como 'treinador de GR' :D

Curtia treinador de futebol, mas aqui na minha ilha não há futebol 11. Em tempos houve mas agora não temos... por isso.

(Mas supondo que vou estudar para o continente quem sabe)

Edited by Leandro Silva, 03 August 2010 - 19:09.






2 user(s) are reading this topic

0 members, 2 guests, 0 anonymous users