Jump to content


BEM VINDO VISITANTE

Está neste momento a navegar no fórum como um visitante, limitando assim a sua navegação no site. Ao fazer o registo no Contra Ataque passará a ter à sua disponibilidade diversas funcionalidades, como comentar tópicos, criar votações, enviar mensagens privadas entre outras coisas. Faça parte da nossa comunidade, registe-se agora clicando aqui!

Componentes Tácticas


  • You cannot reply to this topic
569 replies to this topic

#1 Guardiola

Posted 23 August 2010 - 00:14

  • 2,280 posts
  • LocalizaçãoSant Jordi
  • ClubeBarcelona
Boas, caros Users...

Decidi criar este tópico para irmos discutindo cada componente táctica das equipas. Vou começar com: "Marcação à zona ou Marcação H-H?"

Quando o assunto estiver bastante debatido altera-se para outro tema, por exemplo: "jogar pelos flancos ou não"; "Laterais ofensivos, um ofensivo e um defensivo, ou 2 defensivos?".

E vocês próprios podem dar sugestões para novos temas, aliás estou completamente receptivo a isso. Acho que já perceberam a ideia. Que comece a discussão.

PS: Se já existir um tópico ou isto estiver na secção errada façam o favor de mover/eliminar. Obrigado



#2 Diogo Afonso.

Posted 23 August 2010 - 00:15

  • 27,092 posts
  • LocalizaçãoLisboa
É excelente termos um membro que anda num curso de treinador, porque tem sempre ideias para discussões destas. Bom tópico :D

Amanhã irei responder à questão principal, porque a esta hora iria fazer uma opinião apressadamente e certamente iria conter algumas lacunas :P

#3 JB

Posted 23 August 2010 - 00:19

  • 21,197 posts
  • LocalizaçãoPorto
  • ClubeLeixões
Quem é esse membro?

Ando desactualizado.

Na minha opinião, à zona é melhor, pois assim se um defesa falhar tem outro para compensar, pois se for num H-H e o jogador não tiver a resistência para acompanhar o outro, a defesa fica desequilibrada havendo maior chance de sofrer um golo.

#4 Liedson

Posted 23 August 2010 - 00:21

  • 81,735 posts
  • Localização-
  • ClubeSporting
Na minha opinião marcação homem a homem tem de ser para equipas com bastante experiência nos grandes palcos e só em casos excepcionais, o normal é mesmo à zona e para mim é o que faz mais sentido - quando compensado com as devidas "dobras".

#5 Guardiola

Posted 23 August 2010 - 00:31

  • 2,280 posts
  • LocalizaçãoSant Jordi
  • ClubeBarcelona
O Barcelona tanto defende à zona como Homem a homem e por acaso não me lembro de ver o Barça a sofrer um golo de canto/livre e olhando para os jogadores, todos de baixa estatura, éramos capazes de dizer que era bastante normal eles sofrerem golos de bolas paradas. Normalmente a equipa defende à zona, mas já os vi a defender homem a homem em Madrid, acho que vão mais por jogo a jogo, dependendo da equipa fazem um tipo de marcação e deve ser dos poucos casos, ver uma equipa a conseguir defender bem das duas formas.

Eu sou adepto da marcação à zona porque se o espaço for bem marcado é muito difícil a equipa adversária conseguir quebrar a barreira. O sistema que o Benfica usava o ano passado de marcação à zona em que chegavam a dar as mãos para fazer aquela linha imaginária (uma espécie de barreira), era muito eficaz porque éramos sempre rápidos a atacar a bola pois ela caía exactamente no nosso espaço. Este ano estamos mais frágeis nesse sector, ainda ontem se viu que o Cardozo não tem o processo assimilado na sua cabeça pois deixou o jogador do Nacional completamente sozinho.... Da outra vez foi o Sídnei que nem sabia que tipo de marcação havia de fazer e caiu no erro, correu atrás do jogador e não atacou a bola.

O próprio Sporting o ano passado fazia marcação à zona mas dava-se mal por não atacar a bola. O golo do David Luiz, em Avalade, para a Taça, foi exemplo disso. Neste ano não sei como andam a defender.

#6 Beira Mar

Posted 23 August 2010 - 00:40

  • 1,256 posts
  • LocalizaçãoAveiro
Marcação Homem a Homem ou à Zona em jogo corrido ou bolas paradas?

#7 Sledge

Posted 23 August 2010 - 00:40

  • 3,331 posts
  • LocalizaçãoArcozelo, VNG
  • ClubeFC Porto
Por acaso é um aspecto tactico que não "domino" mas que tipo de jogadores se adequam melhor a cada uma das tacticas?

#8 Beira Mar

Posted 23 August 2010 - 00:42

  • 1,256 posts
  • LocalizaçãoAveiro

Visualizar PostSledge, em 23/08/2010 - 01:40, disse:

Por acaso é um aspecto tactico que não "domino" mas que tipo de jogadores se adequam melhor a cada uma das tacticas?

Em bolas paradas na minha opinião, uma equipa que tenha jogadores altos e bons na marcação devem fazer homem a homem. Uma defesa tipo a do Sporting onde os jogadores têm uma média de altura baixa devem marcar à zona em bolas paradas.

#9 James

Posted 23 August 2010 - 00:44

  • 34,057 posts
  • LocalizaçãoBraga
  • ClubeLiverpool
À Zona. De certa maneira, seria mais prático em jogo corrido marcar naquele sítio. Agora Marcar Homem - Homem nos lances de bola parada é uma boa aposta, até pelo equilíbrio que se podia imprimir em termos de relação da estatura do defesa com o atacante, e também isso reduziria muito aqueles buracos que ás vezes há, onde aparece um avançado para finalizar.

Bom topic, já agora.

#10 milkkk

Posted 23 August 2010 - 00:47

  • 17,593 posts
  • Localização
Eu gostava que desses uma pequena definição dos dois tipos de defesa, não é o que é ou como funciona porque isso sei, mas sim uma coisa mais aprofundada Guardiola.

#11 Francisco

Posted 23 August 2010 - 00:48

  • 11,590 posts
  • LocalizaçãoLondon
É certo que isso varia de equipa para equipa contudo se estivermos a falar de marcações em situações de bola parada pessoalmente prefiro uma marcação à zona mas para isso é necessário ser bem efectuada e temos o exemplo do Benfica da época passada.

Uma marcação à zona exemplar em que cada jogador sabia os terrenos que devia pisar e sabia quando é que devia atacar a bola. Este ano a marcação continua a ser feita à zona mas vejo alguma passividade por parte de alguns jogadores o que faz com que neste momento tínhamos 3 golos sofridos em lances de bola parada em 3 jogos.

1 frente ao Porto do Rolando, 1º golo da Académica e 1º golo do Nacional.

A marcação à zona torna-se mais fácil porque não necessitamos de estar tão concentrados nos movimentos dos jogadores adversários contudo é necessário uma atenção redobrada sobre o movimento da bola e a zona em que estamos.

Falo por experiência própria quando digo isto e por norma tendo a fixar-me entre o 1º poste e a pequena área em situações de pontapé de canto.

Quanto às marcações com o desenrolar do jogo se estivermos a falar de um jogador do género do Messi o melhor é mesmo marcar à zona porque o mais certo é não termos andamento para o marcar em cima já que este tipo de jogadores são muito rápidos e desmarcam-se muito bem. Agora se estivermos a falar de um jogador não tão dinâmico, ou seja, um construtor e que jogue no meio-campo e cuja a nossa finalidade passa por não deixar esse jogador construir jogo a melhor hipótese passa mesmo pela marcação H-H.

Posto isto, jogadores mais de linha e mais dinâmicos o mais correcto é "indicar-lhes" o caminho em que eles terão mais dificuldades para fazer algo. Se estivermos a falar de um jogador esquerdino a jogar pelo lado direito o mais correcto é dar-lhe a linha já que ele em princípio causará mais perigo se flectir para o meio e armar um remate. E em relação a jogadores mais calculistas e organizadores o mais correcto é colocar alguém a marcar homem-a-homem com bastante resistência e que não dê o mínimo de espaço a esse jogador de forma a que a equipa possa controlar o jogo adversário fazendo com que o seu organizador não tenha tempo para pensar e construir jogo.

#12 James

Posted 23 August 2010 - 00:56

  • 34,057 posts
  • LocalizaçãoBraga
  • ClubeLiverpool
Em jogadores com o Messi acho que deveria haver um misto: Um polícia, que andasse sempre atrás dele, e depois sempre, como complemento, o jogador que estivesse dos terrenos que ele pisasse. :D

Claro que isso iria queimar uma unidade em campo.

#13 Guardiola

Posted 23 August 2010 - 01:01

  • 2,280 posts
  • LocalizaçãoSant Jordi
  • ClubeBarcelona

Visualizar PostSledge, em 23/08/2010 - 01:40, disse:

Por acaso é um aspecto tactico que não "domino" mas que tipo de jogadores se adequam melhor a cada uma das tacticas?
Marcação à zona: jogadores inteligentes, capazes de ler o lance, capazes de ocupar o espaço em que a bola vai cair para que seja impossível à equipa adversária conseguir chegar a ela, e sobretudo com um grande poder de antecipação, isso é o essencial.

Marcação H-H: jogador mais forte fisicamente, com bom poder de choque, inteligência para perceber as movimentações do jogador que está a marcar e poder de decisão na hora de limpar. Há que ser rápido e eficaz.


Visualizar PostD.Vidinha, em 23/08/2010 - 01:47, disse:

Eu gostava que desses uma pequena definição dos dois tipos de defesa, não é o que é ou como funciona porque isso sei, mas sim uma coisa mais aprofundada Guardiola.
Marcação à zona é a marcação que uma equipa faz em que em vez de marcar os jogadores que vão atacar a bola, marcam o espaço onde estes jogadores a vão atacar. Se eu estiver num espaço onde tu queres estar, é mais difícil tu entrares nesse espaço pois já estou eu a ocupar e mesmo que tu tentes, se eu tiver um bom poder de antecipação limpo-te sempre a bola porque o espaço é ocupado por mim. Vou-te dar um exemplo, o Inter no jogo contra o Barcelona, sabia que era impossível marcar o Messi por isso fez marcação aos espaços onde ele pisa e assim é mais difícil ele conseguir desequilibrar, mesmo que tente, o espaço já está ocupado e por mais que ele faça eu não me vou mexer desse espaço logo ele não vai conseguir fazer grande coisa. O Barcelona bem que tentava trocar a bola para que os jogadores do Inter abandonassem os espaços e a bola fosse logo lá metida, normalmente resulta porque a outra equipa quer a bola e quando o Barça lhe dá a bola a cheirar eles atacam a bola, abandonam o espaço, a bola é metida nesse espaço e como se diz: é a morte do artista.

Marcação homem a homem é uma marcação que requer um poder físico, uma boa capacidade de choque na altura em que a bola é disputada e acima de tudo um bom cérebro para conseguir perceber quando deve ir ao choque com o outro jogador. É uma marcação em que se o jogador que te está a marcar erra pode dar golo porque é cada um ao seu, se eu falho e deixo o meu jogador saltar e antecipar-se a equipa pode sofrer com isso. É uma marcação que não requer tanto a bola mas requer mais o homem e o poder de choque com o homem, a atenção deve ser toda para o jogar e só depois na bola. Porque se eu conseguir que o jogador não salte não vai haver problema.

Não sei se me fiz entender lá muito bem, se não fiz, diz o que não percebeste e eu tento explicar melhor

Visualizar PostFrancisco, em 23/08/2010 - 01:48, disse:

Quanto às marcações com o desenrolar do jogo se estivermos a falar de um jogador do género do Messi o melhor é mesmo marcar à zona porque o mais certo é não termos andamento para o marcar em cima já que este tipo de jogadores são muito rápidos e desmarcam-se muito bem. Agora se estivermos a falar de um jogador não tão dinâmico, ou seja, um construtor e que jogue no meio-campo e cuja a nossa finalidade passa por não deixar esse jogador construir jogo a melhor hipótese passa mesmo pela marcação H-H.
Exactamente, Francisco. Foi o que eu disse ali na explicação de Marcação à zona. :D

#14 Francisco

Posted 23 August 2010 - 01:22

  • 11,590 posts
  • LocalizaçãoLondon
Certamente poderia ter explorado mais o meu comentário mas penso que disse o essencial.

De realçar ficou que actualmente as equipas cada vez mais jogam com marcações à zona e como o Guardiola disse e muito bem a marcação H-H é muito mais complicado porque se alguém falha com a sua marcação toda a estrutura da equipa acaba por se auto-destruir visto que alguém tem que sair e compensar o seu colega de equipa que falhou na marcação o que faz com que deixe o seu adversário directo livre de marcação e assim sucessivamente.

A questão fundamental é saber interpretar a filosofia de jogo de cada equipa e jogar em conformidade com a equipa adversária no que toca à marcação.

Há vários momentos do jogo em que se pode optar por fazer diferentes tipos de marcações. Uma marcação à zona facilita mais em lances de bola parada mas isso também está dependente das características dos jogadores e também dos jogadores adversários.

E em relação ao jogo corrido também há várias situações que têm de ser bem estudadas antes de serem postas em prática. Por exemplo não é usual fazer marcação H-H a um central da equipa adversária, se a marcação à zona for bem efectuada no caso de um central subir para iniciar a transição ofensiva da sua equipa e um jogador da equipa adversária estiver bem posicionado e recuperar a bola pode lançar rapidamente a bola no colega que estiver desmarcado.

Ou seja, existem vários condicionantes à implementação de um tipo de marcação. É necessário ver analisar o posicionamento, poder de antecipação, poder de choque, inteligência, interpretação de espaços, rapidez e eficácia, entre outros factores são determinantes no tipo de marcação escolhida. Para além deste factores é preciso também saber analisar o tipo de jogo da equipa adversária e mais concretamente os próprios adversários contudo isto é mais a um alto nível de competição já que as equipas distritais não dispõem de condições mais do que suficientes para analisar e interpretar todos estes factores, isto falando obviamente nos escalões jovens.

Edited by Francisco, 23 August 2010 - 07:19.


#15 milkkk

Posted 23 August 2010 - 01:38

  • 17,593 posts
  • Localização
Guardiola perante o teu conhecimento sinto-me um inculto no que toca a conhecimento táctico e não só, no futebol em geral. Quanto à explicação que me deste foi dentro do que eu esperava e era basicamente o que eu pensava, quanto à minha opinião amanhã apresento uma resposta mais 'completa'. Obrigado!





1 user(s) are reading this topic

0 members, 1 guests, 0 anonymous users